Pneus de inverno: sim ou não?

Com o tempo frio e a chuva, deve estar ainda mais atento à estrada. Saiba mais sobre pneus de inverno e sobre as suas vantagens em caso de mau tempo.

Pneus de inverno: sim ou não?
Saiba mais sobre esta peça

No tempo de chuva e/ou neve, muitos condutores utilizam os chamados pneus de inverno. Ainda que, em Portugal, a legislação não obrigue à utilização de pneus de inverno durante as estações do ano mais frias e chuvosas, o mesmo não acontece noutros países europeus, como é o caso da Alemanha ou da Finlândia, por exemplo.

Os pneus de inverno são produzidos com sílica e uma borracha especial, aumentando a capacidade de travagem em tempo frio (seja a conduzir com chuva, neve ou, simplesmente, com piso seco mas extremamente frio à conta das baixas temperaturas).

Quais as características dos pneus de inverno?

Os pneus de inverno servem para aumentar a tração da roda ao piso molhado e gelado. A banda de rodagem (a borracha) é mais macia, permitindo uma melhor aderência à estrada, sem colocar em risco a segurança do condutor e passageiros.

Abaixo dos 7ºC, a borracha dos pneus convencionais endurece e perde a capacidade de tração, o que acaba por diminuir o tempo de resposta do veículo a qualquer tipo de obstáculo.

A profundidade mínima dos rasgos dos pneus de inverno é de 3 mm e contém uma marcação no flanco: “M+S”, que significa “Mud” e “Snow”, ou seja, “Lama” e “Neve”.

pneus para a neve

Posso usar pneus de inverno durante as estações mais quentes?

Pode, mas não é aconselhável. Durante a primavera e o verão, o desgaste dos pneus de inverno é bastante superior, o que também terá implicações nos consumos de combustível. Se utilizar pneus de inverno durante o tempo quente estará a colocar em risco a sua segurança, já que o poder de tração diminuirá bastante e o perigo de derrapagem é muito elevado.

Se quer prolongar a vida útil dos pneus de inverno, deverá trocá-los assim que chegar a primavera.

2 ou 4 pneus de inverno?

Se está a pensar em trocar apenas os dois pneus no eixo motriz, saiba que essa não é a melhor opção porque estará a garantir motricidade apenas no arranque.

Se quer garantir a melhor estabilidade e comportamento do seu automóvel, deve trocar os quatro pneus.

Quais os países onde é obrigatório circular com pneus de inverno?

A legislação não é a mesma para todos os países europeus. Na Suécia é obrigatório usar este tipo de pneus entre 1 de dezembro e 31 de março. Na Eslovénia, a obrigatoriedade é fixada entre os dias 15 de novembro e 15 de março.

Mas há mais países que obrigam à utilização de pneus de inverno: Alemanha, Islândia, Letónia, Lituânia, Roménia e Sérvia.

Na Noruega, ao contrário do que poderia imaginar, a legislação diz que todos os condutores devem equipar o veículo consoante as condições meteorológicas, não obrigando à utilização de pneus de inverno. Ainda assim, se alugar um carro neste país, pode ficar descansado porque todos os veículos de aluguer vêm equipados com pneus de inverno.

Veja também: