Pneus novos ou usados: qual deve escolher?

Para muitos automobilistas é difícil escolher entre pneus novos ou usados, mas de acordo com a DECO e outas instituições, deve sempre ir pelos novos

Pneus novos ou usados: qual deve escolher?
Saiba qual é a escolha mais segura e económica.

Certamente já se deparou com a possibilidade de comprar pneus usados e ponderou ceder à tentação. A escolha entre pneus novos ou usados assombra muitos automobilistas, pois por um lado parece ser possível poupar muito dinheiro, mas por outro pode-se estar a pôr em risco a nossa segurança. Qual deles devemos escolher? 
 

A diferença no preço

Ao escolher entre pneus novos ou usados há muitos automobilistas que se baseiam apenas no preço para aumentar a poupança, mas de acordo com um estudo publicado pela Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor (DECO), um pneu usado acaba por ser mais caro do que um novo. Isto deve-se à menor profundidade do piso com que são vendidos.

Apesar de o preço ser inicial ser mais pequeno, terá de pagar mais a longo prazo. De acordo com o estudo, apenas compensa comprar um pneu usado quando a profundidade for superior a 4,5 mm. Um pneu novo, tem cerca de 8 mm.

O limite legal de profundidade do piso é de 1,6 mm, mas é aconselhado trocar os pneus do carro antes disso, pois o desgaste faz com que os pneus acabem coloca-lo em perigo.

 

Todo o cuidado é pouco

Os pneus são cruciais para a nossa segurança, e entre pneus novos ou usados, os mais seguros são sempre os novos. Enquanto os pneus novos estão em perfeitas condições e podemos contar com eles para travar, manter o controlo em situações difíceis e poupar gasolina, o mesmo não é verdade com os usados.

Antes de estarem à venda, não sabemos que uso foi dado aos usados, logo não sabemos se alguém cuidou bem deles, ou se abusou deles – isto mesmo podendo ver o que nos dizem os sinais de desgaste.

Ao longo do tempo os pneus desgastam-se, e esse desgaste acaba por aumentar a distância de travagem. Como todos sabemos, um segundo pode fazer a diferença.

 

Por qual deve optar?

Pelo que vimos até agora, entre pneus novos ou usados deve sempre optar por novos, pois mesmo necessitando de um maior investimento inicial, acaba por poupar a longo prazo, além de se manter em segurança, sabendo que vai tratar dos pneus como deve ser. 

No entanto, seja por que motivo for, há quem acabe por escolher pneus usados. Se o for fazer, deve ter muito cuidado ao escolher os pneus, e sempre que possível deve pedir opinião a um profissional em que confie, de modo a assegurar a sua segurança e a da sua carteira.
Aproveite a promoção de Seguro Auto Online - Proteja o seu carro de más surpresas >>
Veja também: