Como polir e envernizar um piso em madeira em 4 passos

Se tem pisos em madeira em casa, este guia é para si. Saiba como polir e envernizar um piso em madeira em apenas 4 passos.

Como polir e envernizar um piso em madeira em 4 passos
Siga o nosso guia para um piso espetacular

Polir e envernizar um piso em madeira em apenas 4 passos é agora possível graças ao nosso guia. Pode parecer uma tarefa muito difícil ou quase mesmo impossível, que só pode ser executada pelo melhor dos profissionais. Nada disso.

Espante-se e perceba que com as ferramentas e os produtos adequados, vai ser uma tarefa facilmente executada por si próprio.

Polir e envernizar um piso em madeira: o passo a passo

polir e envernizar um piso em madeiraFonte: Arquidicas

Antes de dar início à tarefa propriamente dita, é importante salientar que polir e envernizar um piso em madeira levanta muito pó, pelo que se a sua família está por perto, deve ter cuidado e avisar previamente.

Para além disso, devem ainda contar com o tempo de secagem do verniz, uma vez que deve secar muito bem antes de alguém pisar o chão envernizado.

1. Preparar o material

Para polir e envernizar um piso em madeira vai precisar do seguinte material:

  • Máquina para polir o piso;
  • Polidora para as esquinas;
  • Raspador de pintura;
  • Lixas de grão 80, 100, 150 e 400;
  • Conjunto de goivas;
  • Verniz de poliuretano;
  • Espátula plástica;
  • Pincéis de verniz;
  • Aspirador.

2. Preparar o espaço

Para preparar o espaço, deve retirar todos os móveis. No caso de ser um espaço comercial ou uma casa vazios, mais facilmente realiza o trabalho. Caso estejam ocupados, então deverá fazer este trabalho divisão a divisão.

As portas devem ser vedadas com plástico de forma a proteger o resto da casa ou do espaço do pó resultante desta tarefa.

3. Polir o piso em madeira

Passada a fase da preparação, chegou a fase da realização do trabalho em si. Comece a polir com a máquina para polir o piso. A primeira lixa a colocar na máquina deve ser de grão 80, a seguir à qual deve colocar uma de grão 100 e, finalmente, uma lixa de grão 150.

Se tiver consigo a polidora para esquinas e cantos, melhor, pois o trabalho fica mais perfeito. Não se esqueça que deve passar a máquina de polir uniformemente por todo o espaço, de forma a não criar grandes diferenças.

4. Aspirar e envernizar

Depois de polido, o espaço deve ser bem aspirado para remover quaisquer vestígios de pó antes de passar à fase seguinte. Para envernizar o piso em madeira, deve garantir que eliminou todo o pó.

Comece por aplicar uma primeira mão de verniz e deixe secar durante 24 horas. Depois de seco, volte a polir o piso, agora com uma lixa de grão 400. Depois de aspirar tudo, dilua o verniz em 10% de aguarrás mineral e aplique mais uma camada.

Volte a deixar secar e remova quaisquer excessos com a lixa de grão 400. No final, deve esperar 3 dias, depois da última secagem, para voltar a colocar os móveis de novo no espaço.

Veja também: