Estas são 7 das pontes mais bonitas do mundo

Mais antigas ou mais modernas, pedonais ou para automóveis, estas são 7 das pontes mais bonitas do mundo. Que conhecê-las?

Estas são 7 das pontes mais bonitas do mundo
Todas são de cortar a respiração

São 7 as pontes mais bonitas do mundo que escolhemos para partilhar consigo. Umas mais antigas, outras mais modernas, umas na Ásia, outras na Europa ou na América. Se é verdade que todas têm o mesmo propósito (unir dois pontos de terra separados por água), a verdade é que a maneira como o fazem pode ser bem diferente, criativa e apelativa. Conheça a nossa lista.

Conhece as pontes mais bonitas do mundo?

Tower Bridge, Londres

londres

Esta é, sem levantar qualquer dúvida, uma das pontes mais bonitas do mundo (e também uma das mais visitadas). Construída sobre o rio Tamisa e inaugurada em 1893, era na altura um dos principais canais de escoamento do trânsito. Hoje ainda está operacional, além de que mantém exposições permanentes, que vão contando a história desta importante construção.

Ponte Carlos, Praga

praga

Praga é conhecida pelo seu património histórico e de fazer o queixo cair a qualquer um. As pontes não são exceção, com destaque para a mais velha ponte da capital checa, a Ponte Carlos. Parte do legado do rei Carlos IV, que governou o país durante o século 14, foi, até 1841, a principal via de acesso entre o Castelo de Praga, a Cidade Velha e os bairros da região.  É inteiramente feita de pedra e tem cerca de 500 metros de comprimento.

Golden Gate, São Francisco

golden

A Golden Gate Bridge de São Francisco não passa despercebida a ninguém, até porque nos entra pelos olhos em imensos filmes de Hollywood. Concluída em 1937 e concebida pelo arquiteto Irving Morrow, a ponte já foi até eleita uma das Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, o que comprova o seu título de uma das pontes mais bonitas do mundo.

Ponte JK, Brasília

jk

Mais conhecida como Ponte JK, a Ponte Juscelino Kubitschek, em homenagem ao presidente que inaugurou a capital federativa do Brasil. Localiza-se em Brasília, foi desenhada pelo arquiteto Alexandre Chan e pelo engenheiro Mário Vila Verde e custou mais de 60 milhões de euros.

Ponte Brooklyn, Nova Iorque

nova iorque

A Brooklyn Bridge é um verdadeiro ícone americano. Concluída em 1883, uma das pontes mais bonitas do mundo não começou da melhor maneira; após um susto, tirou a vida a 12 pessoas. Para provar aos moradores locais que a ponte era segura, as autoridades locais colocaram 21 elefantes em cima da ponte. Hoje, atravessam diariamente cerca de 150 mil veículos e peões.

Ponte Nescio, Amesterdão

nescio

Esta ponte é bem recente mas nem por isso deixa de ser uma das mais bonitas do mundo. Concluída em 2006, foi desenhada pela empresa WilkinsonEyre e já ganhou três prémios importantes em apenas dois anos. Faz a travessia de peões e ciclistas por cima do canal Amsterdam-Rijnkanaal.

Ponte do Rio Kwai, Tailândia

ponte

Não, já não é a famosa ponte do filme de Hollywood, pois essa foi totalmente destruída e ficava uns metros acima. No entanto, o nome manteve-se e são milhares os turistas que a visitam. A ponte do rio Kwai localiza-se em Mueang, quase na fronteira com o Mianmar.

Veja também: