Ponto de embraiagem: já descobriu como fazer o seu?

Encontrar o ponto de embraiagem é muitas vezes uma “dor de cabeça”, mesmo para os condutores experientes.

Ponto de embraiagem: já descobriu como fazer o seu?
Aprenda a fazer o ponto de embraiagem

De certeza que já passou pela vergonha de deixar o carro ir abaixo nos lugares mais impróprios, como por exemplo, em sinais luminosos, numa fila de trânsito ou mesmo numa subida bem íngreme. Se costuma ter dificuldade em encontrar o ponto de embraiagem no seu carro, saiba que a tranquilidade é crucial para realizar os vários passos que tem de fazer em simultâneo. E, claro, com os nervos à flor da pele é fácil perde-se a coordenação necessária para o fazer.

 

O QUE É O PONTO DE EMBRAIAGEM?

O ponto de embraiagem é um processo necessário para o carro com caixa de velocidades manuais começar a andar. Para efectuar o ponto de embraiagem coloca-se a primeira velocidade e de imediato solta-se devagar o pedal da embraiagem, dando uma sensação de que o carro está a tremer ligeiramente. Nesse momento, o veículo começa a ganhar força para se movimentar e chega a altura de tirar o pedal do travão e começar a acelerar.
 
Este é um movimento importante pois se não se conseguir encontrar o ponto de embraiagem, provavelmente, o carro vai abaixo, podendo mesmo desligar-se. E, sejamos sinceros, ninguém merece estar naquela subida íngreme e, de repente, o carro “morrer”.

 

ENCONTRAR O PONTO IDEAL DE EMBRAIAGEM

É um terror para muitos motoristas, principalmente, para aqueles que estão a aprender a conduzir. Existe um ponto na embraiagem em que o carro fica seguro sozinho só com o pé no pedal da embraiagem mas encontrá-lo é muitas das vezes uma “dor de cabeça”.
Para que não se atrapalhe saiba que, em primeiro lugar, deve baixar o travão de mão, pisar o pedal da embraiagem até o fim, meter a 1ª mudança e colocar o pé direito no pedal do travão. Depois, basta soltar o pé do pedal da embraiagem, mais ou menos, até metade e em seguida retirar aos poucos o pé direito do travão.
 
Se o carro ameaçar andar sozinho, sem acelerar, então parabéns pois encontrou o ponto de arranque ideal. Nessa altura basta tirar o pé do travão e começar a acelerar aos poucos enquanto solta o pé da embraiagem. Tudo isto deve ser feito em sincronia, em poucos segundos, senão o carro pode ir abaixo. Acredite que com algum treino é fácil achar o ponto de equilíbrio de qualquer carro.

pedal
 

TRAVÃO DE MÃO PODE AJUDAR?

Embora algumas pessoas achem que recorrer ao travão de mão para encontrar o ponto de embraiagem é errado, saiba que não é, e em alguns casos pode até dar mais segurança ao condutor. Para fazer o ponto de embraiagem numa subida recorrendo ao travão de mão, deve acelerar devagar até sentir o carro tremer e a parte traseira levantar. Nesse momento, solta-se o travão de mão e acelera-se devagar para o carro ganhar força.

 

PONTOS DE EMBRAIAGEM DIFEREM DE CARRO A GASOLINA PARA DIESEL

Não se esqueça que cada carro tem as suas próprias especificidades. Dependendo do combustível e da cilindrada o ponto de embraiagem é diferente de carro para carro e isso pode dificultar a tarefa de encontrar o ponto de equilíbrio para arrancar.
 
Em termos de combustível, a grande diferença é que o ponto de embraiagem é mais ‘delicado’ num automóvel a gasolina. Logo, é mais fácil deixar o carro ir abaixo num veículo a gasolina, principalmente, em modelos de pouca potência/cilindrada. Além disso, nos modelos movidos a gasolina, a embraiagem tem tendência a ser mais dura e precisa de aceleração mais cedo.
 
Num carro a diesel, à medida que se vai soltando levemente a embraiagem, o veículo, regra geral, começa a deslizar imediatamente, sendo também mais fácil encontrar o ponto de embraiagem. Sempre que possível teste o ponto de embraiagem antes de conduzir o carro e não se esqueça que a calma e a coordenação são essenciais para encontrar o ponto de embraiagem..

Veja também: