Hugo Moreira
Hugo Moreira
05 Fev, 2010 - 00:00

Pontos fracos do crédito consolidado

Hugo Moreira

Se os créditos em curso têm associados taxas de juro relativamente baixas, optar pelo crédito consolidado pode não se a decisão mais sensata.

Pontos fracos do crédito consolidado

O crédito consolidado permite acabar com os múltiplos créditos em curso, como sejam o crédito à habitação, crédito automóvel, crédito pessoal, entre outros, podendo consolidá-los todos num só crédito, ficando assim a pagar apenas uma prestação, a uma única financeira. As vantagens do crédito consolidado são evidentes, o que torna este produto financeiro uma opção aliciante para quem pretende reduzir os encargos mensais com os créditos contratados e, ao mesmo tempo, tem como objectivo equilibrar o orçamento familiar. Contudo, o recurso ao crédito consolidado apresenta também o seu lado menos positivo, sobre o qual deve estar informado, antes de optar por consolidar todos os créditos.

A grande desvantagem do crédito consolidado consiste no facto de, a longo prazo, o requerente vir a pagar, na totalidade, um valor superior ao do conjunto de créditos que já tem, isto é, depois de contratar um crédito consolidado vai ficar a dever mais do que devia, pois ao valor do crédito consolidado acrescem as comissões, os seguros e os juros associados. As penalizações por reembolso antecipado poderão ser outra das desvantagens do crédito consolidado, pois se eventualmente pretender efectuar o pagamento do valor em dívida antes do prazo contratado, poderá sofrer penalizações, as quais variam de acordo com o montante em causa.

Nas situações em que os créditos em curso têm associados taxas de juro relativamente baixas, optar pelo crédito consolidado talvez não seja a decisão mais sensata, pois este irá aumentar o valor da dívida e, neste caso, a redução dos encargos já não será tão significativa.

Assim, o crédito consolidado é visto como uma opção de último recurso, para quem não tem outra alternativa. A consolidação de créditos é considerada vantajosa em situações de desespero em termos financeiros, para quem já não consegue cumprir com as responsabilidade e os encargos da contratação de múltiplos créditos. Contudo, se não é esse o caso, o recurso ao crédito consolidado não trará grandes benefícios, podendo ainda contribuir para o aumento do valor total em dívida.

Poupe até 60%, reduza as suas mensalidades com o crédito consolidado, saiba como.