4 boas razões para querer ser um aluno curioso

Indiscrição? Bisbilhotice? Nada disso. Na universidade a história é outra. Descubra porque deve ser um aluno curioso.

4 boas razões para querer ser um aluno curioso
Um estudante interessado está um nível acima. Duvida?

É um estudante interessado? Gosta de saber mais sobre tudo que o rodeia? Questiona os seus professores? Então vai gostar de saber que esta é uma enorme vantagem. Sim, há uma característica que todos os estudantes universitários devem valorizar e estimular: a curiosidade.

Por outro lado, se este não é o seu caso e ainda não sabe por que deve ser um aluno curioso, fique atento a este artigo e descubra como o interesse pelo mundo à sua volta deve ser encorajado e pode agregar incontáveis benefícios à sua formação académica – e não só. Precisa de encontrar motivos para ser mais curioso? Então este texto é (também) para si.

Entenda porque deve estimular a sua curiosidade

Na universidade, a curiosidade é uma particularidade que pode – e deve – ser estimulada. O ambiente académico, por ser um espaço onde o estudante tem a oportunidade de desenvolver muitos novos conhecimentos, é ideal para despertar este traço através de passos simples – e há muitos motivos para querer que assim seja.

Ser um aluno curioso, para além de lhe dar uma oportunidade de destaque no contexto universitário, pode ainda ser um grande aspeto diferenciador quando chegar à altura de ingressar no mercado de trabalho. Quer saber porquê? Veja a seguir as 4 razões que reunimos para que entenda que a curiosidade é a melhor amiga da criatividade – e isso é condição fundamental para quem quer ser bem sucedido na sua área.

4 boas razões para querer ser um aluno curioso

por-que-deve-ser-um-aluno-curioso

1. A curiosidade oferece novas perspetivas

Pense bem: a curiosidade faz-nos aprender sempre algo diferente e novo. Isto tem impacto direto na forma como vemos o mundo à nossa volta, afinal, todas as informações que absorvemos vão ser capazes de moldar as nossas perspectivas sobre os mais diversos assuntos que nos rodeiam.

Entenda que um aluno curioso e interessado tem a oportunidade de interagir com outras formas de pensar e, assim, desenvolver linhas diferentes de raciocínio. Por outras palavras, o raciocínio será mais rápido, complexo e rico.

2. A curiosidade proporciona o lugar de destaque

Não é segredo para ninguém que uma pessoa curiosa tem o poder de se colocar em destaque nas mais diversas situações e contextos. Um exemplo clássico é a sala de aula, onde colegas e professores podem observar que os alunos mais curiosos, que levantam questões e provocam dúvidas, são aqueles que mais atraem os olhares.

O estudante que se coloca numa constante busca de respostas para os seus questionamentos é, de facto, aquele que é mais notado pelos docentes. Para somar ainda mais vantagens, a bagagem académica do “curioso” fica mais completa a cada solução que é encontrada para uma dúvida. Em síntese, um aluno que tem a vantagem da curiosidade é alguém que está em constante movimento intelectual – e isso é visto a léguas de distância.

3. O aluno curioso é mais tolerante

É natural que as pessoas curiosas sejam mais tolerantes com diferentes pontos de vista, afinal, por colocarem tantas questões, este indivíduos estão habituados a lidar com diferentes ângulos de um mesmo assunto.

Ou seja, por colocar muitas perguntas, o aluno curioso vai, naturalmente, ser alguém que observa os diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto. Isso, basicamente, traduz-se num nível maior de tolerância e empatia com os outros e com o mundo à volta. Estas duas características são algumas das mais vantajosas que se pode observar na personalidade de quem é um curioso por natureza.

4. O curioso não pára de crescer

Para encerrar a nossa lista das 4 razões porque deve ser um aluno curioso, acrescentamos uma vantagem que todos os estudantes interessados e estimulados conhecem bem: o crescimento. E quando falamos em crescer, estamos mesmo a referir que o processo vale para todas as áreas da vida do “curioso”.

Lembre-se: a curiosidade vai fazer com que se questione mais, pesquise mais e descubra tudo o que conseguir sobre aquilo que é do seu interesse. Esta é uma característica que nos coloca em contacto com o mundo e com as pessoas – e isso é dar um passo largo rumo ao crescimento constante e contínuo.

Para ver mais dicas sobre assuntos relacionados com o ensino superior, continue atento aos nossos artigos.

Veja também: