Porque é obrigatório o seguro automóvel?

O seguro automóvel é obrigatório para os veículos terrestres a motor para os quais seja obrigatório um título específico de condução. A falta de seguro automóvel é punida por lei e pode trazer consequências muito graves.

 

 

Porque é obrigatório o seguro automóvel?
O seguro automóvel é obrigatório por lei. Saiba porquê
  • As consequências de não ter seguro automóvel são graves.

Andar na estrada sem seguro automóvel pode ser um erro crasso. A verdade é que por lei, todos os veículos motorizados em circulação são obrigados a circular com um seguro de responsabilidade civil. Se por acaso circular com o seu veículo sem cobertura de seguro automóvel, poderá ser incorrer em transgressões graves e ser punido por lei.

 

Porque fazer um seguro automóvel?

O seguro automóvel é obrigatório por lei. Circular sem um seguro automóvel implica o pagamento de multas muito pesadas, visto tratar-se de uma transgressão grave. O condutor ou proprietário do veículo, se apanhado a circular com um veículo sem cobertura automóvel, pode sofrer de repercussões graves que variam entre o âmbito criminal, pagamento de indemnizações ou até mesmo prisão, caso exista um acidente grave do qual resultem vítimas. Por exemplo, se atropelar mortalmente uma pessoa e não tiver o veículo assegurado, as consequências podem ser extremamente graves.

 

O que acontece se não tiver um seguro automóvel?

Antes de qualquer outra coisa, é preciso pensar que um veículo que não tenha seguro automóvel está automaticamente ilegal, uma vez que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório por lei. Esta desobediência faz com que o carro possa ser apreendido e o proprietário esteja sujeito a uma multa cujo valor é variável. Como já referido anteriormente, numa situação de acidente, é necessário chamar a polícia para o condutor ser responsabilizado pelo pagamento das indemnizações aos outros intervenientes.

 

O seguro obrigatório de responsabilidade civil não garante os danos sofridos pelo condutor do veículo. Se quiser acautelar esta situação deverá contratar uma cobertura de ocupantes - acidentes pessoais. 

 

Quem deve subscrever um seguro automóvel?

Embora o Seguro de Responsabilidade Civil seja compulsivo, não se encontra definido quem deve ser o seu titular. Sabemos apenas que este tem de existir. O que é que isto significa? É simples... a apólice poderá ser titulada pelo proprietário, usufrutuário, comprador ou locatário do veículo independentemente do plano de utilização. Estes planos podem dividir-se em detenção exclusiva, aluguer ou utilização esporádica.

 

Não se esqueça de fazer uma simulação de seguro para encontrar o seguro automóvel mais adequado às suas necessidades.

 

Veja também: