Publicidade:

Porque os gatos ronronam? 5 motivos surpreendentes

Sabia que o seu gato pode ronronar para atenuar alguma dor? Descubra porque os gatos ronronam. Há vários motivos e são surpreendentes.

Porque os gatos ronronam? 5 motivos surpreendentes
Conheça algumas propriedades terapêuticas do ronronar dos gatos

Os gatos são cada vez mais objeto de estudo e têm-lhes sido atribuídos vários benefícios terapêuticos. Além de serem uma companhia, ajudam a melhorar a saúde dos seus donos, ao reduzir a probabilidade de os mesmos desenvolverem problemas cardíacos. Uma das caraterísticas destes pequenos animais que desperta mais curiosidade é esta: porque os gatos ronronam?

O ronronar dos gatos está ainda muito associado ao facto de estes se encontrarem satisfeitos ou felizes. No entanto, há outros fatores associados. Deste modo, podemos dizer que os gatos utilizam esta vocalização para transmitir diferentes mensagens.

Descubra, então, alguns dos principais significados do ronronar do gatos e aprenda a responder às necessidades do seu animal de estimação.

Saiba porque os gatos ronronam


gatos a ronronar

1. Estão felizes

Olhos semicerrados, rabo quase parado e um suave ronronar a acompanhar. Mas porque os gatos ronronam nesta situação? Estas três caraterísticas, sobretudo quando se manifestam em simultâneo, permitem-nos interpretar o comportamento do gato e assegurar que o seu gato está feliz!

Da mesma forma que, se o seu gato ronrona quando está no seu colo, isso significa que está contente e faz questão de o demonstrar ronronando, uma vez que esta é uma das formas que tem para comunicar consigo.

2. Têm fome

Outro dos motivos pelos quais os gatos ronronam diz respeito a uma necessidade: comida! Uma forma de o ajudar a entender quando o seu companheiro está com fome está relacionada com o facto de, na maior parte das vezes, esse ronronar vir acompanhado de um miar diferente, ao mesmo tempo que se passeia por entre as suas pernas.

porque os gatos ronronam

3. Sentem dor

O ronronar dos gatos liberta endorfinas que ajudam a relaxar o corpo do animal. Como tal, é natural que no parto as gatas ronronem para atenuar as dores típicas desse momento.

Por outro lado, existem já estudos publicados, nomeadamente pela National Library of Medicine, que comprovam que os benefícios saudáveis dos gatos se estendem também aos humanos. Algumas melhorias verificam-se ao nível da pressão arterial e diminuição do risco de desenvolver uma depressão. Foram ainda verificadas melhorias ao nível dos ossos e dos tendões.

4. Acalma

Outra das razões pelas quais os gatos ronronam é porque os ajuda a acalmar. Na verdade, a baixa frequência deste tipo de vocalização – entre os 20 e os 140 Hz – provoca um tipo de vibração que ajuda o gato a relaxar, uma vez que permite acalmar a respiração. Por outro lado, está comprovado que este estado de acalmia se transmite também ao dono.

gatos ronronam

5. Estão a comunicar

Além do ronronar ser utilizado para comunicar com os donos, é também uma característica a que a mãe recorre para comunicar com os seus bebés. Neste sentido, é provável que momentos depois de dar à luz ouça um ronronar vindo do local onde se encontram os gatos e a mãe.

Através da vibração do ronronar, a mãe consegue transmitir a sua localização aos gatinhos, uma vez que estes ainda não são capazes de ver. Dias mais tarde, os gatos bebés já têm a capacidade de ronronar e usam-na também com o mesmo objetivo de localização.

Veja também:

Ana Araújo Ana Araújo

Natural do Porto, Ana Araújo é apaixonada por viagens e pela cultura espanhola, razão pela qual já viveu em três cidades espanholas. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, possui experiência profissional de mais de oito anos, tendo estado sempre ligada à área dos conteúdos.