Portáteis usados: vale a pena comprar?

Vale a pena comprar computadores portáteis usados? Ou é melhor investir num novo? Nós explicamos.

Portáteis usados: vale a pena comprar?
Portáteis que também pensam no seu bolso.

É uma dúvida perfeitamente normal e que importa ser esclarecida. A internet abriu imensas “portas” no que diz respeito à venda de produtos usados. Contudo, diariamente há pessoas que continuam a ser enganadas por não tomarem as devidas precauções ou por desconhecimento. Será que vale a pena comprar portáteis usados? Sim, claro que sim! Mas é preciso tomar algumas precauções primeiro…
 

Prós

Há uma grande razão que o pode levar a comprar portáteis usados: o preço! É uma razão bastante válida que pode convencer qualquer pessoa. Quem é que não gostava de comprar um produto topo de gama a metade do preço? Mesmo que já tenha sido usado por outra pessoa, conseguir comprar portáteis usados por preços bastante módicos é algo apetecível para qualquer pessoa.

 

Contras

Há mil e uma razões que o podem convencer a não comprar portáteis usados. O estado físico, o facto de poder ser roubado, a vida útil do aparelho… Conseguimos encontrar mais razões para não o fazer do que razões para que deva comprar portáteis usados. Foi por isso que elaboramos um pequeno guia para explicar que cuidados deve ter.

 

Cuidados a ter ao comprar um portátil usado

  • Quando pretende comprar algo usado é importante colocar-se a par do estado físico do mesmo. Procure realizar negócios presenciais de forma a poder verificar se o produto está a funcionar a 100% e se tem algum risco ou algo partido;
  • Peça, se lhe interessar, a fatura do aparelho. Porquê? Porque aquilo que lhe estão a vender pode ser roubado… Isso pode fazer muita diferença!;
  • Procure inteirar-se acerca das especificações técnicas dos portáteis usados que pretende comprar. Se não perceber nada disso pode sempre perguntar a algum amigo ou então siga as nossas dicas. Isto vai permitir perceber se o preço que lhe pedem é o mais correto e perceber também se o portátil ainda pode ser usado para as suas necessidades;
  • Qualquer aparelho eletrónico possui uma vida útil. É natural que os aparelhos comecem a desgastar-se ao longo do tempo. Sejam muito ou pouco usados, a verdade é que os aparelhos também perdem alguma “vitalidade” a partir do momento em que começam a ser utilizados. E mesmo que lhe vendam portáteis usados como se fossem novos, fique ciente de que nunca será a mesma coisa.
 

Onde comprar

Há vários sítios onde pode comprar portáteis usados. Numa primeira pesquisa encontrámos a TechNet, a PC – Portátil e a FNAC. Mas como deixar de fora o eBay e a Amazon? Ou até os grupos de venda em segunda mão que existem no facebook? Importante é perder algum tempo à procura porque as grandes oportunidades de negócio existem em todo o lado!


Veja também: