AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Portfolio online: tudo o que precisa de saber

Para certos profissionais uma boa divulgação dos seus trabalhos pode ser fundamental para encontrar emprego. O portfolio online pode ser a resposta. Veja como.

Portfolio online: tudo o que precisa de saber
Conheça as vantagens de ter um portfolio online.

Sabe o que é um portfolio online? Ou para que serve? Se não sabe, está na hora de parar para tentar perceber se esta é uma ferramenta que lhe interesse.
 
Para quem trabalha nas áreas da fotografia, publicidade, design, multimédia, comunicação ou ilustrações (apenas alguns exemplos), criar um portfolio online é essencial. De facto, para algumas profissões ter uma “montra” dos trabalhos é fundamental e pode mesmo significar a diferença entre arranjar ou não emprego.
 

O que é um portfolio?

Segundo o dicionário de língua portuguesa, o termo portfolio (ou portefólio) pode ser usado para designar o “conjunto de material gráfico utilizado em apresentações”, o “conjunto de trabalhos ou de fotografias de trabalho de um profissional das artes”, “dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências”, “pasta ou cartão duplo para guardar papéis (dossiê, porta-fólio)”.
 
Na realidade, era isso mesmo que os portfolios eram inicialmente: uma pasta com trabalhos. Mas os modelos de portfolio existentes atualmente são uma versão remodelada e atualizada dos originalmente criados. Os tempos mudaram. Atualmente grande parte das profissões não “vive” sem usar o computador. Por esta razão o portfolio online ganha cada vez mais destaque, já que permite a criação de portfolios de forma fácil (e por vezes até gratuita), possibilita a atualização sempre que necessário e pode ser disponibilizado de forma simples.
 

Porquê ter um portfolio online?

Desengane-se se pensa que um bom Curriculum Vitae (CV) é suficiente para ser o eleito dos recrutadores/clientes.
 
Para profissionais que trabalham, por exemplo, nas áreas de produção audiovisual e/ou gráfica (como as que referimos anteriormente), um bom portfolio online pode ser uma mais-valia. Para estes, é importante que consigam mostrar o seu trabalho de forma criativa e atrativa. Um bom portfolio online pode ser o caminho para o fazer.
 

Dicas para um bom portfolio online

À semelhança de um CV, um bom portfolio online requer uma boa preparação. Veja aqui algumas dicas para tornar o seu portfolio imbatível.
 

1. Mantenha as informações ou trabalhos relevantes facilmente acessíveis

O seu portfolio online deve ser uma ferramenta de divulgação do seu trabalho, por isso quando criar o seu, garanta que cria um menu que permita um fácil acesso a todos os trabalhos importantes de forma rápida. E, claro, está a promover-se, por isso não se esqueça de deixar os seus contactos visíveis.
 

2. Use o seu portfolio como uma ferramenta de autopropaganda

O seu portfolio online deve também ter uma dimensão de CV online, onde fala de si e das suas competências. Garanta que esta vertente completa os seus trabalhos e fazem de si o profissional ideal.
 

3. Inclua apenas imagens com boa qualidade e que possam ser atrativas para quem o procura

Para se promover enquanto profissional tem que garantir que as pessoas acedem ao seu portfolio online e ficam por lá tempo suficiente para ver os seus trabalhos. Como tal use apenas imagens com boa qualidade e que chamem a atenção dos cibernautas ou recrutadores/clientes.
 

4. Organize e otimize os seus conteúdos

Para que os seus trabalhos “caiam nas bocas do mundo” há que otimizar o seu portfolio online. Como?! É simples: defina bons critérios de organização dos seus trabalhos e não se esqueça (as agora tão famosas) hashtags e palavras-chave.
 

Onde criar?

Possibilidades não lhe faltam. Conheça aqui algumas páginas onde pode criar o seu portfolio online.
 

1. Wix

É uma das plataformas mais conhecidas. O Wix tem como grande vantagem o facto de ser igualmente acessível tanto para quem se está a iniciar nestas andanças, como quem já tem conhecimentos mais profundos.
 

2. Kawek

Esta é uma plataforma gratuita que lhe promete “mais”, a começar por mais espaço. Mas não é só. No Kawek pode personalizar o seu portfolio online e configurar a sua página de acordo com as suas preferências.
 

3. CarbonMade

É uma das plataformas para criação de portfolios online mais conhecidas. O CarbonMade conta atualmente com mais de 480 mil portfolios. De utilização simples, permite a criação de portfolios através e layouts pré-definidos.
 

4. Coroflot

Funciona como um 2 em 1. O Coroflot permite-lhe divulgar os seus trabalhos e procurar emprego. Ou seja, é uma espécie de comunidade de partilha de contactos e trabalhos; mas através desta plataforma tem ainda a oportunidade de receber ofertas de emprego relacionadas com o seu perfil profissional.
 

5. Outras alternativas

As ferramentas para criar um bom portfolio online são inúmeras. Para além das já indicadas, o Behance, o Dribble, o Dunked e o Crevado são também excelentes alternativas que pode considerar para apresentar o seu trabalho de forma criativa.
 

Crie o seu!

Se trabalha em alguma das áreas acima indicadas (ou semelhantes) não perca tempo a ponderar motivos para não criar um portfolio online.
 
Mas antes de avançar pense bem. Não crie o seu portfolio só por criar; crie porque acredita nas mais-valias que lhe pode trazer.
 
E se decidir avançar, analise o que pretende ver no seu portfolio online. Defina uma boa estrutura de organização de documentos e, depois sim, estará pronto para o deixar “voar através do mundo digital”.

Encontre aqui o seu próximo emprego
 
Veja também: