Porque é que os portugueses adoram Porto de Galinhas? 6 boas razões

Este ano, faça férias numa das melhores praias do Brasil. Descubra porque os portugueses adoram Porto de Galinhas e divirta-se neste destino de sonho.

Porque é que os portugueses adoram Porto de Galinhas? 6 boas razões
Um paraíso no estado de Pernambuco

Curioso para saber porque é que os portugueses adoram Porto de Galinhas? Comecemos com um pouco de história. Consta que o nome deste destino do Nordeste brasileiro remonta ao tempo do final da escravatura, quando aqui ainda se tentava contrabandear escravos. Estes eram transportados escondidos em gaiolas de galinha e a sua chegada era anunciada com a frase “Tem galinha nova no porto!”.

Foi desta forma que a aldeia de pescadores, anteriormente conhecida por Porto Rico, passou a ser designada por Porto de Galinhas. Fica no município de Ipojuca, estado de Pernambuco, a cerca de uma hora do Recife, a capital estadual. Relembre-se que Pernambuco foi uma das primeiras regiões a ser ocupada pelos portugueses, apresentando um dos mais ricos patrimónios arquitetónicos da América colonial.

Enotel - Porto de Galinhas

Enotel Porto de Galinhas. Fonte da imagem: turismoetc.com.br

Porto de Galinhas é hoje um dos destinos de praia mais venerados do Brasil, tanto por brasileiros como por estrangeiros, devido à sua oferta turística incrível, desde a paisagem natural às hotéis e resorts. Não é por acaso que cada vez mais portugueses escolhem este destino para a suas férias. Para que também fique apaixonado, mostramos-lhe algumas das razões porque Porto Galinhas é tão sedutor.

6 motivos que fazem os portugueses adorar Porto de Galinhas

As praias fabulosas

Praia de Maracaípe

Praia de Maracaíbe. Fonte da imagem: casalnomade.com

São 12 km de praias apetecíveis, cada uma com os seus encantos. Destacamos cinco:

Maracaípe, ponto de encontro de surfistas e amantes de desportos náuticos, é aqui que se realizam algumas provas oficiais dessas modalidades. No entanto, a praia recebe de braços abertos qualquer tipo de turista: há areia branca, coqueiros, bares e restaurantes por onde preguiçar.

Porto de Galinhas, uma praia incrível para desfrutar em família; é aqui que têm início os famosos passeios de jangada para observação das piscinas naturais da região; foi por diversas vezes eleita como a mais bela praia de todo o Brasil.

Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas

Praia de Muro Alto. Fonte da imagem: casalnomade.com

Muro Alto, considerada uma das mais bonitas praias de Pernambuco, em muito devido à sua paisagem singular, devido ao paredão de areia que divide o mar, apresenta águas de azul turquesa e uma envolvente natural onde se destaca a Mata Atlântica; é aqui que estão instalados alguns dos melhores hotéis e resorts da região.

Camboa, menos concorrida por ficar mais longe da vila é um pequeno paraíso que lhe oferece exclusividade e tranquilidade, num cenário igualmente paradisíaco, onde não faltam palmeiras e coqueiros.

Pontal de Maracaípe

Pontal de Maracaíbe. Fonte da imagem: casalnomade.com

Pontal de Maracaípe, é onde o rio se encontra com o mar, formando um cenário de rara beleza; o acesso não é fácil, pelo que é menos frequentada do que outras praias vizinhas; vale a pena fazer um passeio de jangada para observar os cavalos-marinhos.

Conheça estas praias fabulosas na companhia da TopAtlântico! Reserve o seu lugar num dos programas de férias no Brasil. Ver preços 

As piscinas naturais

Piscinas naturais em Porto de Galinhas

Fonte da imagem: feriasbrasil.com.br

O facto de junto à costa de Porto de Galinhas existir um recife de corais está na base de uma das suas maiores atrações: os seus aquários naturais, repletos de cardumes de peixes coloridos. Este espetáculo da natureza pode ser facilmente apreciado num agradável passeio de jangada durante a maré baixa.

Se dantes era possível mergulhar e nada com os peixes, hoje já não é possível devido a medidas de proteção ambiental, em todo o caso, ir até às piscinas continua a ser uma atividade recomendada.

A variedade de atividades

Atividades aquáticas em Porto de Galinhas

Fonte da imagem: Trilhas e Aventuras

Passear de jangada para se deslumbrar com as piscinas naturais é apenas uma das muitas atividades à sua disposição em Porto de Galinhas. Se é daqueles que não consegue estar muito tempo parado, não se preocupe. Para além do surf, do jet ski, do kitesurf, do kayak, do mergulho e de outras atividades náuticas, poderá fazer passeios de jipe e de buggy. Destaque para o passeio de catamarã até à praia dos Carneiros, onde existe uma pitoresca capela.

Olinda, Pernambuco

Cidade de Olinda. Fonte da imagem: matuete.com

Para uma visita mais cultural, reserve um dia para ir até Olinda, a menos de 70 km de distância de Porto de Galinhas. Nesta cidade, que é Património da Humanidade, são visíveis vários legados do período da colonização portuguesa, nomeadamente igrejas e outros edifícios de elevado valor histórico.

A noite divertida

A noite animada de Porto de Galinhas

Se durante o dia Porto de Galinhas tem um ambiente animado e colorido, à noite a atmosfera continua vibrante. Há bares de todos os estilos, com música ao vivo a tocar até ao nascer do sol. Do forró à música eletrónica, não faltam sons para dançar e conviver. Para quem gosta de programas mais calmos, sugerimos um passeio pelas ruas da vila para jantar. Faça depois um giro pelas tendas de artesanato nas ruas fechadas ao trânsito, aproveitando o ambiente alegre e típico deste destino brasileiro.

Pronto para a diversão em Porto de Galinhas? Ver programas de férias no Brasil da TopAtlântico aqui

A vila e o seu artesanato

Centro de Porto de Galinhas

Fonte da imagem: pousadaportodegalinhas.org

Não pode ir a Porto de Galinhas e não trazer uma galinha de cerâmica para fazer companhia ao nosso galo de Barcelos. É o souvenir mais famoso deste destino – se puder visite o atelier do artista mais conhecido, Gilberto Carcará – mas muitos outros produtos artesanais irão piscar-lhe o olho.

Visitar o centro, onde para além das bancas e lojinhas de artesanato encontra muitos bares e restaurantes, é uma das atividades que mais agradam a quem vai a Porto de Galinhas. As ruas são estreitas, mas animadas e muito castiças.

A comida gostosa

Marisco em Porto de Galinhas

Quem não gosta de associar a componente gastronómica aos dias de descanso? Fazer as refeições relaxadamente, sem horas, deve ser das melhores coisas das férias. E se a comida for deliciosa, tanto melhor. Em Porto de Galinhas, desperte o foodie que há em si com o peixe e o marisco da região, ainda que também possa encontrar o feijão e o churrasco, tão queridos dos brasileiros. Prove ainda a tapioca do Tapioca da Praia, os sabores sul-americanos do Farofa Fina, e as sobremesas geladas do Degusta.

Agora é fácil perceber porque os portugueses adoram Porto de Galinhas. Conheça este destino brasileiro com a TopAtlântico e consulte os programas disponíveis aqui. Boa viagem!

Veja também: