As vantagens de uma pós-graduação em Design Thinking & Prototyping

As exigências do mercado estão a mudar e, além das soft skills, a aposta no pensamento criativo, no design e na inovação será uma vantagem competitiva.

As vantagens de uma pós-graduação em Design Thinking & Prototyping
Formação estratégica para um mercado competitivo

Num mundo cada vez mais automatizado, o mercado de trabalho procura perfis académicos e profissionais que se diferenciem dos demais e cujas competências gerais e específicas acrescentem valor ao tecido empresarial.

Estes perfis serão, num futuro muito próximo, os principais trunfos da competitividade das empresas – aquelas que gerarão emprego e riqueza e estarão no cerne da coesão social e do desenvolvimento económico sustentável.

Mas que perfis são estes? O que é que os torna distintivos?

A este respeito acreditamos que a formação especializada, que aposte no desenvolvimento de competências específicas, será uma das características-chave destes perfis.

Todavia, esta mesma formação terá ainda que desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de um pensamento livre, criativo – que dote os indivíduos de ferramentas que os auxilie a transformar informação em conhecimento funcional e emocional; a desenvolver massa crítica; a potenciar a inovação e a cultivar um espírito empreendedor.

Não será demais referir que a percentagem de alunos inscritos em cursos superiores em áreas que aliam a economia e a cultura está a crescer exponencialmente em Portugal e em toda a Europa. Os dados – apresentados por alguns estudos realizados em instâncias europeias – comprovam-no, e não deixa de ser curioso que, além das licenciaturas, são as pós-graduações que mais público atraem.

Pós-graduações: áreas de interesse

As principais áreas de interesse deste público (que consegue analisar por antecipação os desafios que o mercado de trabalho enfrentará brevemente) são, por exemplo:

  • Design Thinking;
  • Design (gráfico; de comunicação; multimédia);
  • Marketing;
  • Artes;
  • Engenharia (eletrónica e informática);
  • Conteúdos e media digitais.

Pós-graduação em Design Thinking & Prototyping

A título de exemplo, apontamos a pós-graduação em Design Thinking & Prototyping do IADE, em Lisboa, sobretudo porque o seu Plano de Estudos é bastante atrativo e com uma forte ligação ao mercado de trabalho. A formação é orientada para um público-alvo muito diverso – gestores; engenheiros; marketeers; designers; empreendedores – e possui as seguintes características:

  • Formação assente na metodologia de investigação aplicada da UNIDCOM / IADE – IDEAS(R)EVOLUTION
  • Abordagem integrada de R&D+i, simplificada e a custo acessível para as pequenas e médias organizações – PMEs
  • Introdução a um novo modelo de negócio e novos métodos de trabalho para a sustentabilidade e competitividade focalizada na Co-criação de valor e no Diálogo
  • Foco na promoção da transversalidade e multidisciplinariedade nas empresas e na cultura criativa e empreendedora
  • Corpo docente composto por profissionais com experiência em projetos reais e em diferentes setores e indústrias

Conheça também a pós-graduação em Gestão de Marketing.

Veja também: