Como ter uma boa postura corporal em 8 passos

Uma boa postura é mais importante do que se pode pensar. Prevenção de dores e cansaço são duas das razões. Tome nota das nossas dicas.

Como ter uma boa postura corporal em 8 passos
Praticar yoga e pilates é uma ajuda

Manter o corpo num alinhamento (quase) perfeito é um questão de saúde e bem-estar muito importante. A boa postura alivia problemas como dores de costas, dores de cabeça e cansaço. Uma postura correta contribui também para uma maior auto-confiança.

Para evitar a hipercifose (ou corcunda) siga as nossas sugestões de ligeiras mudanças que podem fazer toda a diferença. É importante referir que os músculos devem estar fortes e elásticos para manter uma boa postura, por isso, fazer exercício moderado e alongamentos é importante. Modalidades como o yoga, o pilates ou o tai chi, podem ajudar imenso neste processo.

pilates

8 passos para melhorar a postura

1. Não encurve as costas

Quando está sentado, é importante tentar manter as costas direitas e os ombros afastados das orelhas. Além da melhoria na postura, melhora o funcionamento dos pulmões e dos órgãos do sistema digestivo, visto não estarmos a comprimir os órgãos numa posição curvada.

2. Endireite-se

De pé, faça os possíveis por estar sempre com as costas bem direitas, com aquela sensação de altura. Tal como quando se encosta a uma parede para se medir. A cabeça deve estar bem direita, os ombros para trás, joelhos direitos e a barriga para dentro. Literalmente, estique-se.

boa postura

3. Evite afundar-se na cadeira

Quando se senta numa mesa ou à secretária para trabalhar, é normal adquirir o hábito de se deixar afunda na cadeira. Para o evitar, encoste as costas na totalidade à cadeira e coloque uma almofada pequena ou até uma toalha enrolada na lombar, para proteger as costas. Mantenha os joelhos na posição normal e os pés completamente pousados no chão.

4. Evite curvar o pescoço

Quando está a usar o telemóvel ou tablet, a tendência é curvar o pescoço e manter o dispositivo abaixo da linha do peito. O mesmo acontece com o monitor do computador. Levante o dispositivo até à cabeça para não forçar o topo da coluna vertebral.

telemóvel

5. Não conduza com o banco do carro demasiado baixo

Não esteja demasiado longe do volante e sobretudo mantenha a altura equilibrada. O peito deve estar ao nível dos braços no volante.

6. Evite sapatos de salto muito alto diariamente

Saltos agulha e saltos muito altos podem ser prejudiciais para a postura, se usados todos os dias, ao fazerem pressão para a base da coluna. O peso do corpo acaba por ficar concentrado nos joelhos visto os pés não oferecerem apoio. Guarde-os para ocasiões especiais e prefira um tipo de tacão mais largo e com uma altura no máximo de 5 cm para o dia-a-dia.

7. Escolha um bom colchão

Um colchão firme, que se adapta à forma natural das nossas costas, é uma melhor escolha do que um colchão demasiado mole. A almofada deve ter a altura certa para a coluna estar completamente alinhada.

bom colchao

8. Exercite os músculos abdominais

Gordura abdominal em excesso coloca demasiada pressão nas costas. É importante exercitar os músculos dessa área para que ajudem a suportar a coluna, sobretudo com exercícios de baixo impacto como tai chi ou yoga.

Não deixe de consultar o seu médico case repare que a postura não melhora com estas sugestões, pode ser necessário um tipo de tratamento ortopédico.

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Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.