Conta poupança programada: o que é e como aderir

Quer começar a poupar e não sabe como? Considere começar pela conta poupança programada. Saiba mais sobre esta solução financeira.

Conta poupança programada: o que é e como aderir
Conheça mais pormenores sobre este tipo de produto

Segundo a Marketest, em junho de 2017, 2,3 milhões de portugueses contavam com uma conta poupança. Hoje em dia, são cada vez mais as pessoas que se preocupam com o seu futuro e optam por amealhar mensalmente uma fatia dos seus ordenados. Assim sendo, já ouviu falar em conta poupança programada? Para quem quer garantir um final de vida desafogado, esta pode ser uma solução vantajosa.

O que é uma conta poupança programada?

A conta poupança programada é um serviço disponibilizado pelas instituições bancárias e que permite, todos os meses, transferir da conta à ordem para a conta poupança o valor definido pelo cliente de forma automática.

Assim sendo, está a garantir que todos os meses coloca de parte uma fatia do seu orçamento que poderá resgatar assim que desejar.

Este tipo de serviços conta sempre com uma taxa de juro associada. Esse pagamento é feito, por norma, semestralmente de forma automática na conta poupança. O valor das taxas de juro pode variar consoante o banco em questão: informe-se junto da sua agência sobre quais os valores em questão e os prazos de pagamento.

poupanca

Qual a vantagem de uma conta poupança programada?

Para quem tem dificuldades em garantir uma verdadeira disciplina financeira, esta solução é a ideal para garantir que nunca falha o seu compromisso de poupança. Além do valor transferido automaticamente, pode fazer reforços pontuais sempre que entender (independentemente do valor que pretende transferir).

Na maioria dos casos, a conta poupança programada não tem qualquer tipo de custos associados e pode ser cancelada quando entender.

Como abrir uma conta poupança programada?

Pode aderir à solução de conta poupança programada do seu banco através do serviço de homebanking ou em qualquer agência perto de si.

O processo é bastante simples e rápido: para ativar a conta poupança programada basta definir o montante mensal a ser transferido da conta a ordem para a conta poupança (o mínimo é 10 euros, o máximo ronda os 2000 euros) e o dia dessa transferência. A partir desse momento, todos os meses, na data acordada, o valor é transferido automaticamente sem ter de se preocupar com nada.

Se, porventura, quiser terminar com a conta poupança programada também poderá fazê-lo rapidamente em qualquer agência ou através do serviço de homebanking.

Agora que já sabe o que é uma conta poupança programada, comece já hoje a poupar de forma cíclica e sem constrangimentos. O seu “futuro-eu” agradece.

Veja também: