7 dicas para poupar champô

Saiba como poupar champô e conheça alternativas ao tradicional, como o champô sólido ou o seco.

7 dicas para poupar champô
"No poo" ou "low poo": já ouviu falar destas técnicas?

Se acha que o seu champô desaparece de um momento para o outro ou se o considera demasiado caro, conheça aqui algumas dicas que poderão ajudar a poupar champô.

Por razões várias, como a preferência por produtos naturais, a proteção ambiental e animal e até pela proibição de transportar frascos e líquidos em viagens de avião, foram surgindo no mercado alternativas ao “tradicional” champô. E porque uma considerável parte do orçamento para o supermercado vai para cosméticos e produtos de higiene, vale sempre a pena conhecê-las.

Como poupar champô: 7 dicas úteis

1. Utilize doseadores

Provavelmente, tal como quase toda a gente, tem o gel duche e o champô na banheira e utiliza-os sem pensar muito nisso quando vai tomar banho. No entanto, se quiser poupar champô pode começar a prestar atenção a esse simples ato para evitar usar mais champô do que o necessário.

Como? Por exemplo, dependendo do tipo de cabelo (seco ou oleoso) e tamanho (curto ou longo), pergunte a um profissional a quantidade de champô que deve usar, bem como se deve aplicar em todo o cabelo ou se apenas na raiz, e siga as instruções.

Pode socorrer-se de uma pequena embalagem ou copo de plástico para saber sempre a quantidade a usar ou pode arranjar um doseador novo ou usado (como o do sabonete das mãos, por exemplo) e utilizar sempre a mesma medida. Desta forma, vai com certeza poupar champô.

comprar champo

2. Compre a granel

No que diz respeito a champô a granel, a oferta pode não ser muito abundante, mas há cabeleireiros que vendem quantidades mais pequenas de champô, geralmente de marcas conceituadas ou de uso profissional. Só tem que levar a embalagem de casa ou pagar uma quantia simbólica por um frasco.

Quando se compra a granel, ou em embalagens maiores, são utilizadas menos embalagens e assim poupa-se algum dinheiro.

3. Conheça as técnicas “No Poo”/ “Low Poo”

Conhece as técnicas chamadas “No Poo/Low Poo” (Nenhum Champô/ Pouco Champô, em tradução livre)? Se fizer uma pesquisa na internet, vai com certeza encontrar estas técnicas e dicas para as usar.

No entanto, e de forma muito simples, o objetivo principal das técnicas “No Poo” e “Low Poo” é lavar o cabelo de maneira o mais saudável possível, não utilizando champô ou utilizando muito pouco, e que faça pouca espuma (champô geralmente colocado apenas na raiz do cabelo e preferencialmente feito com produtos naturais e receitas caseiras).

4. Opte por champô sólido (natural)

Cada vez mais, as pessoas procuram alternativas isentas de químicos e sustentáveis. Os champôs sólidos naturais têm na sua origem esta intenção de não agredir o meio ambiente no seu processo de produção, com a vantagem ecológica de não utilizarem embalagens plásticas.

Mais recentemente, com as novas medidas para viajar de avião, algumas marcas interessam-se pelos cosméticos sólidos, embora nem todos sejam feitos apenas com produtos naturais. Talvez valha a pena experimentar, verificar se se adapta ao seu cabelo e se desta forma consegue poupar em champô.

5. Use marcas brancas

Aqui a dica é para poupar dinheiro ao comprar champô, optando por marcas brancas. Atualmente, encontra-as em quase todos os grandes supermercados e são bem mais baratas. Pode juntar aqui duas formas de poupança: diminuir no preço do champô e na quantidade, utilizando, por exemplo, um doseador.

champo barato

6. Faça champôs caseiros

Se quer realmente eliminar os químicos dos seus produtos de higiene, pode começar por fazer champôs caseiros com ingredientes 100% naturais. Se fizer uma pesquisa no Google por “receitas de champôs caseiros” vai encontrar receitas para todos os tipos de cabelo, algumas delas à base óleo de camomila, calêndula, manteiga de cacau, canela e muitos outros ingredientes.

Os champôs caseiros são melhores para o meio ambiente, trazem benefícios para o corpo e pele e, diz quem já experimentou, duram mais tempo.

7. Experimente champô seco

Também a tornar-se mais conhecido, o champô seco garante de forma rápida e fácil um cabelo com aspeto de limpo e revitalizado. Se utilizar este produto entre lavagens vai evitar estar sempre a lavar o cabelo e, assim, poupar champô.

Para poupar champô, compare alguns preços destes produtos, tente experimentar algumas amostras e receitas caseiras e verifique o que mais se adequa ao seu cabelo.

Veja também: