Publicidade:

12 dicas para poupar dinheiro em 2018

Tinha planeado poupar dinheiro em 2018, mas ainda não deu o primeiro passo ou chegou à meta que queria? Damos o empurrão que falta com dicas práticas.

12 dicas para poupar dinheiro em 2018
Traçar um objetivo para a sua poupança ajuda a manter a motivação

Ainda vai muito a tempo de pôr em prática dicas para poupar dinheiro em 2018. Pegue numa caneta e papel, ou se preferir abra o computador, e comece a planear como vai economizar e concretizar os seus planos e desejos.

Se é uma pessoa conservadora e não gosta de dar um passo maior do que a perna pode começar com pequenas poupanças. Ao fim do ano, com pouco esforço, isso vai traduzir-se num pé-de-meia que lhe vai dar muito jeito.

Dicas para poupar dinheiro em 2018

1. Comece já com pequenos passos

poupar-dinheiro-em-2018

Já ouviu dizer “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”? Aplique este dito popular e não adie mais. Compre ou faça um mealheiro personalizado (um frasco transparente para ver o seu progresso pode ser um incentivo) e ponha 5€ para começar.

Amanhã tome café em casa, por exemplo, e ponha o dinheiro que poupou no mealheiro. Sobraram uns trocos das compras no supermercado? Coloque no mealheiro. Vá fazendo isto todos os dias aumentando os valores semanalmente. No fim do mês vai surpreender-se com o que poupou, sem esforço.

2. Organize-se, avalie e planeie

poupar-dinheiro-em-2018

Poupar a sério exige organização e avaliar a sua saúde financeira pessoal. Faça um levantamento dos seus rendimentos, das suas despesas e um balanço dos últimos meses para perceber onde gasta o seu dinheiro. Estipule um orçamento mensal para cada necessidade e verifique, a cada mês, se foi cumprido. Só assim terá uma noção exata para onde vai o dinheiro, e poderá precaver imprevistos e tomar decisões acertadas. Envolva toda a família no processo para que cada um dê o seu contributo e se motivem uns aos outros.

3. Ganhe mais

poupar-dinheiro-em-2018

Se no seu plano de gestão financeira não vê grande margem para poupar dinheiro em 2018, procure uma fonte extra de rendimento. Tente pedir um aumento no seu emprego. Perguntar não custa! Pondere mudar de emprego ou avalie negócios para trabalhar a partir de casa que lhe possam trazer dinheiro extra.

4. Poupe nas dívidas

poupar-dinheiro-em-2018

Geralmente, o pagamento de créditos (habitação ou carro) é o que pesa mais no orçamento familiar. Verifique se tem vantagens em renegociar as suas dívidas, transferir o crédito à habitação ou consolidar créditos. Se pagar uma mensalidade menor conseguirá ter margem para poupar dinheiro em 2018.

5. Elimine gastos inúteis

poupar-dinheiro-em-2018

Olhe à sua volta em casa, espreite os armários, reflita sobre o que gastou no ano passado ou últimos meses e liste tudo o que acabou por não ter a utilidade desejada. Isso vai ajudá-lo a não ceder a caprichos ou compras por impulso. Adote a regra dos 10 segundos. Quando se sentir tentado a comprar algo pergunte-se porque precisa do objeto em causa. Se não conseguir responder em 10 segundos não compre.

6. Crie e concretize metas de poupança

poupar-dinheiro-em-2018

Determine um valor realista para colocar de lado mensalmente e faça-o. Tal como assume o compromisso de pagar a água, a luz e o gás, discipline-se a pôr o dinheiro que estipulou de parte numa conta poupança ou num simples mealheiro. Tente manter sempre as poupanças separadas da conta corrente. Para se sentir motivado defina um objetivo para a sua poupança: uma viagem de sonho, um fundo de emergência, móveis novos, dinheiro para a universidade dos filhos.

7. Poupe nas despesas do dia-a-dia

poupar-dinheiro-em-2018

As despesas fixas como a alimentação, transportes, energia são inevitáveis. Mas é possível poupar nas contas da casa com pequenos truques. Por exemplo:

  • faça sempre uma lista de compras antes de ir ao supermercado;
  • compre produtos de marcas brancas;
  • organize melhor o seu frigorífico para evitar o desperdício de alimentos;
  • vá menos vezes ao restaurante;
  • leve a marmita com o almoço e lanche para o trabalho;
  • use lâmpadas economizadoras;
  • opte por andar a pé ou usar transportes públicos;
  • se não puder evitar o carro, procure as bombas com combustível mais barato;
  • use e abuse dos sites de descontos e esteja atento às promoções;
  • poupe água e energia usando estes recursos só quando necessário.

8. Aproveite os benefícios do IRS

poupar-dinheiro-em-2018

Se tem filhos não se esqueça de deduzir todas as despesas que tem com eles. Não se esqueça das datas para consultar, registar e confirmar as faturas no portal do E-fatura e usufruir de uma redução no IRS, através das deduções possíveis. Cumpra as datas de entrega do IRS para evitar coimas.

9. Reavalie todos os contratos

poupar-dinheiro-em-2018

Comparar os preços da concorrência dos serviços que usa pode valer-lhe grandes poupanças. Será que o seu seguro automóvel é o mais barato que consegue encontrar? Talvez não esteja a usar todo o plafond de internet que paga na sua conta de telemóvel. Está mesmo a ver os 50 canais que fazem parte do seu pacote de televisão por cabo? Pondere as suas reais necessidades, faça simulações e reavalie os seus contratos. Invista tempo a fazer comparações de preços e poderá poupar nas contas da casa.

10. Pague a pronto

poupar-dinheiro-em-2018

Não se tente a pagar tudo a prestações, se puder pague a pronto. As prestações dão ilusão de se gastar menos dinheiro mas vai acabar por pagar mais em juros. Tenha cuidado a usar o cartão de crédito para não perder o fio à meada. Se o fizer aproveite os programas de pontos ou milhas e tente pagar tudo a 100% no mês seguinte.

11. Reutilize

poupar-dinheiro-em-2018

Se tiver que fazer compras de produtos mais caros, como equipamento para bebé, carro, eletrodomésticos, mobília, tente comprar usado. Há muita oferta de produtos em segunda mão em bom estado e a preços reduzidos. Pedir emprestado também pode ser uma boa opção para poupar. Para quê comprar um berbequim só para fazer meia dúzia de furos, ou a cadeira da papa do bebé se a prima já não precisa da dela? Outra técnica para poupar é reciclar e reutilizar coisas que tenha em casa para um novo fim.

12. Adote uma vida simples e saudável

poupar-dinheiro-em-2018

Não gastar mais do que o que ganha é um princípio base para conseguir poupar. É possível viver bem e de forma confortável sem ostentações. Adotar um estilo de vida mais saudável também ajuda a poupar no imediato e a longo prazo. Se andar mais a pé, comer menos carne, ingerir menos comidas açucaradas, beber mais água em vez de refrigerantes ou sumos vai poupar dinheiro nas contas do supermercado e do médico.

Faça o que fizer para poupar dinheiro em 2018, faça-o com um objetivo em mente. Visualize o destino de férias para onde quer ir, o objeto que quer comprar, a realização de um sonho ou experiência, a vida desafogada que quer levar. Isso vai ajudá-lo a manter-se disciplinado e motivado.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.