5 dicas para poupar dinheiro na adolescência

Com as nossas dicas para poupar dinheiro na adolescência é possível poupar o suficiente para que a falta de dinheiro deixe de ser tema de conversa.

5 dicas para poupar dinheiro na adolescência
Sugestões simples que não pode perder

A maior parte dos adolescentes tem rendimentos muito baixos, por ainda se estarem a preparar para se lançarem no mundo profissional. Quando há pouco dinheiro a entrar, é preciso fazer tudo e mais alguma coisa para que este dure algum tempo. Não é fácil poupar dinheiro na adolescência, mas existem alguns truques facilitam a tarefa.
 

5 dicas para ser um adolescente poupado


1. Gastar apenas no essencial

Para poupar dinheiro na adolescência, se os rendimentos são limitados, os gastos têm de o ser ainda mais. É preciso gastar dinheiro apenas naquilo que é essencial, e pôr de lado outro tipo de despesas como as em revistas e idas ao cinema. O truque é não comprar por impulso, e pensar muito bem se precisa realmente do que vai comprar, ou se é apenas um luxo.

Pode também ser boa ideia sair menos vezes à noite, ou pelo menos evitar gastar muito em cada saída.

 

2. Usar um mealheiro

Apesar de já existirem há muito tempo, os mealheiros são eficientes. Sempre que tiver trocos, ou assim que receber a mesada, dê de comer ao mealheiro. Ao fim de alguns meses, haverá dinheiro suficiente para fazer um depósito a prazo num banco, ou para se recompensar a si mesmo pelo esforço que fez ao poupar. Lembre-se que o mealheiro tem de ser dos que só se abrem com abre-latas, senão pode vir a ceder à tentação.




3. Faça um orçamento

Seja para poupar dinheiro na adolescência, ou para poupar em qualquer outra altura, um orçamento é essencial. Com este vai ter maior controle sob as despesas e os rendimentos que tem, podendo assim ver o que pode cortar para vir a poupar mais. Existem já apps para o smartphone que o ajudam a fazer isto, e a melhorar a sua situação financeira.

 

4. Aproveite promoções e descontos

Há promoções por todo o lado a toda a hora, que o vão ajudar a poupar em tudo e mais alguma coisa. Com alguma ginástica, consegue poupar apenas ao aproveitar-se de promoções, que o ajudam a comprar roupa mais barata, a almoçar por menos, e até a ir ao cinema sem gastar tanto. Basta estar atento ao melhor negócio, e poupa enquanto mantém alguns luxos.

Aliás, agora já é possível adquirir grande parte dos produtos que consumimos diariamente com descontos até 70%. A GoodAfter.com é um novo supermercado online que permite poupar ainda mais numa grande seleção de artigos, desde mercearia, até ao shampô que mais gosta.
 


5. Não viva acima das suas possibilidades

Para poder poupar dinheiro na adolescência é, por vezes, importante saber dizer que não às outras pessoas, e não cair em tentação. É natural não ter ainda muito dinheiro e, como tal, saber que locais frequentar e que tipo de despesa pode ter faz a diferença entre comprar um computador novo no fim do ano, ou limitar-se a um simples bolo com creme.

Veja também: