6 técnicas para poupar dinheiro na cozinha

Sabia que existem segredos incríveis para aprender a economizar na fatura do supermercado? Descubra as melhores técnicas para poupar dinheiro na cozinha.

6 técnicas para poupar dinheiro na cozinha
Dicas infalíveis para poupar bastante

As despesas mensais de uma casa centram-se muitas vezes nos produtos para a cozinha e alimentação, certo? Aprenda aqui a poupar quando vai ao supermercado com as nossas seis técnicas para poupar dinheiro na cozinha – que são infalíveis, porque criam um conjunto de condições favoráveis a tomadas de decisão conscientes e informadas, o que, por sua vez, evita gastos desnecessários e de que nos arrependemos mais tarde.

Poupar dinheiro na cozinha: dicas para gastar menos


1. Fazer uma lista de compras

lista

Embora esta técnica seja muito conhecida, a verdade é que muitas vezes não a colocamos em prática e é certo que a falta de hábito compromete o resultado das compras.

Não fazer uma lista significa comprar no supermercado aquilo que vamos vendo nas prateleiras, mesmo quando não precisamos. O ideal é fazer a lista em casa, com calma e vendo bem o que faz falta. Mas ainda há mais: o segundo passo é manter-se fiel àquilo que escreveu na lista.


2. Fazer a lista com o folheto do supermercado

supermercado

Seguindo a regra número um, outra dica que pode ajudar a tomar decisões informadas é ter os folhetos dos supermercados por perto enquanto faz a lista. Assim, saberá exatamente quais são os produtos que estão em promoção, podendo até comparar com calma para conseguir apanhar os truques (que, às vezes, os supermercados fazem e que acabam por iludir o consumidor). Não há nada como estar atento para conseguir poupar.


3. Preparar marmitas

fazer marmita para poupar na cozinha

Esta é uma técnica que não só ajuda a poupar mesmo muito dinheiro, mas também contribui para a sua saúde. Quando não pode fazer as refeições em casa, o melhor é sempre preparar uma marmita saudável para levar consigo. Os gastos com restaurantes e cafés são muito grandes ,quando somados ao fim do mês. Mesmo que só vá passar a manhã ou a tarde fora, leve sempre um pequeno lanche para evitar as idas ao café quando lhe der a fome.


4. Aproveitar os restos

aproveitar os restos

Após as refeições, acontece muita vezes guardarmos restos no frigorífico que, mais tarde, nem sempre nos lembramos que estão lá. Escolha as refeições mais leves do fim-de-semana para aproveitar todos os restos que tem no frigorífico, poupando assim uma ou mais refeições e anão desperdiçando aquilo que já cozinhou.


5. Ser organizado

ser organizado na cozinha

Tenha todos os armários da cozinha bem organizados para que os produtos estejam à vista e não fiquem escondidos e esquecidos na parte de trás dos armários. Quantas vezes já lhe aconteceu comprar coisas de que não precisava, só porque o produto não estava à vista? Marque um dia na semana ou no mês para verificar bem todos os produtos que tem na despensa.


6. Procurar informação

informaçao

Para fechar a nossa lista, há mais uma outra forma de poupar algum dinheiro na cozinha: sabia que pode mesmo ser através dos recursos online que conseguimos economizar naquilo que mais usamos para cozinhar? Leia artigos disponíveis na internet, ou consulte ideias para refeições mais baratas. Faça a sua pesquisa e tire as suas conclusões. Ao fim do mês a diferença é enorme.

Se seguir as nossas técnicas para poupar dinheiro na cozinha, verá como ao fim do mês há um conjunto de gastos que deixa de existir – e que pode, afinal, ser usado para outras finalidades no seu orçamento familiar.

Veja também: