12 formas de poupar dinheiro nas férias

Se quer poupar dinheiro nas férias, fique atento às nossas recomendações. Aproveite as férias e volte com a certeza de que não vem de bolsos vazios!

12 formas de poupar dinheiro nas férias
Eis como pode poupar dinheiro nas férias

Poupar dinheiro nas férias é possível e apenas requer algum planeamento: pensar nas coisas de forma diferente pode ser a solução! Desde poupar na reserva de um voo a evitar restaurantes luxuosos, descubra como economizar nas férias.

Se quer reduzir os custos e fazer umas férias relaxadas, evitando regressar ainda mais stressado com o quanto gastou, veja como poupar nestas férias.

Como poupar dinheiro nas férias (sem deixar de aproveitar)

poupar nas ferias

1. Comprar viagens para dias ou horas mais baratos

O preço dos voos varia consideravelmente de acordo com o mês, o dia e até mesmo a hora da viagem. Compare preços e opte pelo mais em conta. Evite os fins-de-semana, pois influenciam muito o valor de um voo. Viajar a meio da semana é muito mais económico. Explore sites como a Momondo, para saber os preços praticados pelas diferentes companhias aéreas.

2. Viajar na época baixa

Porquê visitar Londres no Natal quando pode fazê-lo de forma muito mais económica em maio? Caso seja verão, evite as semanas posteriores ao começo das férias escolares. Grande parte da Europa ainda oferece um clima agradável em pleno setembro, mas como acabam as férias das escolas, os voos são mais económicos e o destino escolhido estará menos lotado.

Desta forma, se não está a pensar numa viagem com crianças e adolescentes, viajar nesta época é uma excelente oportunidade para poupar dinheiro nas férias.

3. Combinar voos

Sabia que pode economizar dinheiro ao comprar bilhetes para diferentes aeroportos ou com escalas? Se viajar diretamente para a Turquia lhe parecer um absurdo, procure passar uma noite em Milão, em Itália, e depois siga para a Turquia. Garantimos que é uma escala que vai valer a pena, pois conhecerá dois destinos pelo mesmo preço que lhe ficaria fazer um voo direto!

fazer escala

4. Pré-reservar o estacionamento no aeroporto

Se vai precisar de deixar o seu carro no aeroporto durante as férias, não deixe a reserva para o próprio dia! Uma boa maneira de poupar dinheiro nas férias é começando por reservar o seu estacionamento com antecedência.

5. Voar de um aeroporto alternativo

Embora possa haver um aeroporto mais perto de si, não descarte a possibilidade de ser mais barato voar de um outro, mesmo que fique um pouco mais longe. Se fizer bem as contas, pode ficar mais em conta, mesmo incluindo o valor da viagem de transportes públicos até lá chegar. Pense que nem sempre a proximidade e a comodidade significam poupança!

6. Levar comida a bordo

Se pode levar comida para um voo, porque não o faz? Qualquer refeição a bordo é um custo extra e pode evitá-lo se for prevenido de casa. Esqueça alimentos líquidos, pois a entrada dos mesmos será barrada, mas opte por uns lanches, umas sandes ou uns snacks e compre água no aeroporto.

7. Evitar as taxas de bagagem

Se está preocupado com as taxas de excesso de bagagem, que tal recorrer a alguns bons truques como levar um casaco na mão com alguns pertences que não cabem na mala? Além disto, um saco de bagagem de mão pode ajudar a distribuir o peso da bagagem de porão e vai ajudá-lo a evitar pagar taxas de excesso de peso.

mala

8. Pesar a bagagem antes de sair de casa

Não cometa o erro de ter que desfazer a mala no aeroporto por não a ter pesado previamente. Ao pesar a mala antes de sair de casa, saberá se deve refazer a mala ou se basta tirar uma ou duas peças mais pesadas ou algumas que sejam desnecessárias! Ser uma pessoa prevenida ajuda a poupar dinheiro nas férias.

9. Trocar de casas

Se pretende ir de férias, mas já se cansou de hotéis caros e sem alma, que tal considerar trocar de casa? Desta forma, duas famílias poderão poupar enquanto visitam uma nova cidade e vivem comodamente como um verdadeiro local. Recomendamos os seguintes sites para trocas de alojamento:

10. Experimentar um AirBnb em vez de um hotel

Ao longo dos últimos anos, houve uma explosão do número de sites que permitem aos moradores alugar os seus sofás, quartos extra ou até apartamentos inteiros.

Sites como o AirBnB transformaram as opções de acomodação até então conhecidas, sendo que os viajante podem ter experiências muito mais gratificantes do que quando ficavam apenas alojados num hotel.

Há preços para todas as carteiras e geralmente encontra casas próximas de atrações, pelo que poderá sentir-se a viver como um verdadeiro local.

airbnb

11. Comer como um local

Fazer as suas refeições em restaurantes tem um custo muito avultado. Não é que não o possa fazer de vez em quando, mas evite fazê-lo sempre!

Preferível será fazer as compras em supermercados e comprar comida pronta a cozinhar para os almoços e jantares e comida fresca para os pequenos-almoços.

Se ficar alojado num AirBnb com cozinha incluída, porque não comprar mais unidades e ir cozinhando em casa? Compre lotes económicos, como embalagens de queques para os pequenos-almoços ou embalagens de fiambre fatiado para fazer sandes, por exemplo.

Se está ou vai de férias para o Algarve, vai gostar também de conhecer a nova funcionalidade do continente.pt que lhe permite receber as suas compras, de forma cómoda e rápida, na sua casa ou apartamento de férias. Só precisa de fazer o login, como habitualmente, em continente.pt, criar uma nova morada e identificar a mesma como “Férias”. Por último, defina a morada de férias como a sua morada principal. Fácil, não é? Saber mais sobre a campanha de férias Continente.

12. Economizar na troca de moeda

Fazer levantamentos no exterior pode custar caro, pois a maioria dos bancos cobra taxas de comissão por cada retirada! A melhor solução é visitar uma loja de câmbio ainda no seu país e fazer o câmbio na hora ou, se preferir, trocar a moeda na chegada ao aeroporto, onde garantem melhores taxas e mais economia na conversão.

Veja também: