Dicas para poupar dinheiro numa ida à Disneyland Paris

Para muitas pessoas, não necessariamente só crianças, uma visita à Disneyland Paris é a realização de um sonho. 

Dicas para poupar dinheiro numa ida à Disneyland Paris
As dicas de Luís Seco, do blog FotoViajar

Ao contrário de muitos outros, entrar neste "reino" encantado e partilhar o espaço com as personagens que fazem parte da nossa vida praticamente desde a nascença está claramente ao nosso alcance.

Para nós portugueses, além da distância, o que nos separa deste lugar é o preço que teremos de pagar por toda a viagem. Não é propriamente barata. Mas, ainda assim, uma ida à Disneyland Paris deverá ser uma das fantasias mais baratas que nos anda na mente.

E vai compensar tanto investir para conhecer o Mickey e companhia, apanhar sustos indiscritíveis nas montanhas russas, entrar nos bastidores do cinema nos Walt Disney Studios. E, claro, criar memórias para a vida quando levar os seus filhos. Este artigo vai ajudá-lo a aproveitar ainda melhor o seu tempo e a poupar dinheiro na sua viagem.


Comprar numa agência ou reservar separadamente online?

Nunca se esqueça que um dos fatores determinantes para tornar uma viagem mais barata é a sua data. As épocas altas são as do costume: Natal, Páscoa, Carnaval, Halloween, verão, fins de semana. Evite-as se conseguir, especialmente se viajar com crianças.

Se as levar, tente aproveitar um fim de semana prolongado de um feriado nacional fugindo tanto quanto possível ao sábado e domingo e evitando que os miúdos faltem às aulas. Visitar os parques (Disneyland Paris e Walt Disney Studios) em época baixa vai ser muito mais agradável se não houver filas infinitas para as atrações.

disney 1

Tal como na maioria das viagens, esta ficará mais barata se fizer as suas reservas com algum tempo de antecedência. Dois meses antes (pelo menos) poderá ser uma boa ideia. As agências de viagens online são um bom começo, assim como as agências físicas, especialmente durante eventos em que há fortes probabilidades de haver promoções como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) ou outras feiras de viagens. Os pacotes e promoções que encontrará nestas agências poderão incluir:
  • Voo, estadia e entrada nos parques
  • Viagens totalmente grátis (ou só estadia e/ou entradas) para crianças com menos de 7 anos
  • Comprar x dias de entradas nos parques/estadia nos hotéis com oferta de mais um (a minha sugestão é 3 entradas pelo preço de 2)
  • Cartões Fast Pass (evita tempo em filas - também tem acesso a eles em atrações específicas dentro dos parques)
  • Descontos no jantar-espetáculo.

A melhor forma de se certificar de que conseguiu o melhor negócio é comparando preços online:
  • Encontre voos low cost nas datas que tem disponíveis (poderá poupar imenso dinheiro só com esta solução)
  • Reserve transfers aeroporto-parques Disney-aeroporto (o comboio é a forma mais rápida e cómoda)
  • Reserve hotel
  • Compre entradas no site oficial da Disneyland Paris
  • No que se refere às entradas nos parques, algumas das promoções referidas mais acima também se aplicam se comprar os seus bilhetes no site oficial.

A verdade é que cada caso é um caso. Seja pelo número de pessoas, datas da viagem, promoções encontradas, antecedência com que se reserva,... As poupanças podem ser enormes! Investigue.



Escolher um hotel que não seja da Disney

disney 2

Em princípio, muitos dos pacotes que vai encontrar nas agências incluem estadias em hotéis da própria Disney, convenientemente localizados mesmo ao lado dos parques. Estes oferecem uma decoração temática, a hipótese de encontrar algumas personagens e outros tipos de atrações. Por tudo isto, são caros.

Na realidade, vai passar os dias inteiros nos parques e só sairá quando não houver luz, estiver exausto e após o fogo-de-artifício que os encerra (à meia-noite se for de verão). Ou seja, vai acabar por ir apenas dormir e tomar o pequeno-almoço ao hotel.

Uma forma de poupar imenso dinheiro é encontrar uma alternativa de alojamento perto do centro comercial Val d'Europe, especialmente se optar por um apart hotel, onde poderá inclusivamente preparar o seu próprio pequeno-almoço com produtos comprados no supermercado. Dupla poupança. Esta zona ficará apenas a 15/20 minutos a pé da entrada dos parques e da estação de comboios de Marne-la-Valle - Chessy. Para além disso, alguns hotéis têm autocarros gratuitos que fazem o percurso em 5 minutos.

 

Evitar as refeições nos restaurantes mais caros

disney 3

Os restaurantes dentro dos parques da Disney são todos caros. Ponto final. Qualquer refeição com três pratos vai ficar a um preço... memorável. O melhor é evitar estes estabelecimentos e optar por comer uma refeição mais ligeira ao balcão ou em takeaway.

Uma outra forma de evitar gastar muito dinheiro é fazer compras no tal supermercado do Val d'Europe e preparar sandes para ir comendo ao longo do dia. Faça o mesmo em relação às bebidas e volte a encher as garrafas de água.

Em rigor, não é permitido levar comida e bebida para dentro dos parques mas os seguranças que controlam as mochilas à entrada são bastante razoáveis e permitem-no até certo limite. Ainda assim, o melhor é dividir o que leva por várias mochilas.



Escolher bem as recordações

Quanto a recordações, se estiver com crianças, o melhor é comprar-lhes algo no início do primeiro dia... Se não quiser enlouquecer com os pedidos constantes ao longo de todo o tempo devido à enorme oferta nas várias lojas. Quer para os pequenos, quer para si, o melhor é definir um orçamento e optar pelas lembranças que façam imediatamente trazer à memória os dias que passou neste lugar aos invés de vulgares peluches que poderá encontrar em qualquer loja da Disney por todo o mundo.

E escusado será dizer que é má ideia entrar em todas as lojas que encontrar... Colecione também artigos grátis como mapas, autocolantes, copos, etc. E, claro, fotografias suas com as personagens Disney que encontrar e as respetivas assinaturas no seu livro de autógrafos.

 

Planear bem o que vai levar na mala

disney 4

Compras de última hora de artigos que se esqueceu de levar vão-lhe sair caras nos parques. Exemplos disso são cartões de memória para a máquina fotográfica, carregadores de telemóvel, protetor solar, toalhitas, lenços de papel. Uma alternativa será fazer compras no Val d'Europe.



Evitar comprar fotografias suas tiradas em atrações

Em muitas atrações, como as montanhas russas, vai encontrar uma fotografia sua à saída. Se cada uma custar 15 euros, vai sair-lhe extremamente caro (são pelo menos 6 atrações com este serviço nos dois parques). Anote cada número das suas fotografias. E fotografe-as todas com o seu próprio telemóvel. No final do dia, escolha a sua preferida e peça que imprima apenas essa.



Dica extra para poupar na Disneyland Paris

Tempo é dinheiro. Certo? Ficam, então, duas últimas dicas para poupar tempo na sua viagem.
  • As filas são uma constante na Disneyland Paris, especialmente na época alta e fins de semana. Nas atrações mais populares onde está acessível a opção de Fastpass (passe rápido) gratuito, use-a para voltar a uma hora determinada e passar para a frente da fila. Atenção porque só pode usar um Fastpass de cada vez, planeie bem o seu dia.
  • Aproveite a sua estadia nesta zona de França para visitar Paris, nem que seja durante um dia ou dois.

Veja também:

Luís Seco Luís Seco

Autor do blog FotoViajar e do Visit Évora, que criou com o intuito de dar a conhecer a sua cidade e a singular região do Alentejo. Embora enquanto mais jovem não tivesse o hábito viajar, hoje em dia a curiosidade de saber o que existe e como se faz noutros lugares levam-no a estar sempre a pensar em viagens. Gosta especialmente de road trips mas é igualmente fã de cidades cosmopolitas e daquelas que marcaram a História.