10 dicas infalíveis para poupar eletricidade

Quer poupar eletricidade e não sabe como? Siga as nossas dicas e reduza a fatura da luz.

10 dicas infalíveis para poupar eletricidade
Saiba o que deve fazer para poupar energia

Nicolás Maduro, presidente venezuelano, fez inúmeras manchetes o ano passado ao alterar o fuso horário do país para poupar eletricidade.

Ainda que as tarifas de eletricidade no mercado regulado português tenham subido 1,2% no início deste ano, em sua casa não precisa de chegar a esse extremo. Se quiser diminuir a sua fatura de eletricidade, basta seguir as nossas dicas para terminar o mês com um sorriso no rosto (e mais uns euros na carteira).

10 dicas fenomenais para poupar eletricidade

1. Não deixe o telemóvel a carregar durante a noite

carregar

Assim que a carga estiver completamente recarregada tem mesmo de desligar o carregador da tomada, caso contrário vai continuar a gastar energia e a aumentar a sua fatura ao final do mês.

2. Faça compras ecológicas

Sempre que comprar eletrodomésticos, tenha atenção à sua categoria: as classes A, A+ e A++ permitem uma maior poupança de energia.

3. Troque as lâmpadas de casa

Faça um investimento a longo prazo – troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Não só vai poupar eletricidade como está a ajudar o ambiente

4. Tenha atenção ao frigorífico

frigo

Sim, nós sabemos que este eletrodoméstico deve estar sempre ligado. Ainda assim, existem alguns truques que permitem moderar o consumo deste aparelho essencial às nossas vidas. Não coloque o frigorífico junto a uma zona de grande exposição solar, mantenha a temperatura entre os 4ºC e os 7ºC e descongele regularmente o frigorífico (o gelo aumenta o consumo de energia deste eletrodoméstico).

5. Lave a roupa a 40ºC

Se regular a temperatura da máquina de lavar roupa para os 40ºC em vez dos 60ºC vai registar uma poupança final de energia de 55% (aconselhamos, ainda, a utilizar a máquina quando estiver com a carga máxima para rentabilizar os custos).

6. Evite a utilização do ar condicionado

No verão mantenha as janelas e persianas fechadas para manter a casa fresca. Se, ainda assim, tiver mesmo de recorrer a “ajuda externa”, opte pelas ventoinhas de teto ou de pé – são muito mais económicas. Contudo, se já não passa sem o ar condicionado, saiba que deve mudar o filtro todos os meses – dessa forma pode poupar até 20% da eletricidade gasta por este aparelho.

7. Desligue (mesmo!) os aparelhos

Não se limite a deixar os televisores, computadores e todos os restantes aparelhos eletrónicos similares em stand-by. De acordo com os últimos dados, em Portugal, o consumo médio dos aparelhos em stand-by corresponde a uma despesa anual média de 40 euros.

8. Desligue as luzes

Parece óbvio mas a maioria das famílias portuguesas não segue à risca este truque para poupar eletricidade. Se não está a utilizar uma divisão da casa, desligue as respetivas luzes. Vai notar a diferença na fatura da luz.

9. Desligue o fogão 10 minutos antes de terminar de cozinhar

fogão

Mais uma boa dica para poupar eletricidade. 10 minutos antes de terminar  os seus cozinhados desligue o fogão (ou o forno) – os alimentos vão usar a temperatura o calor acumulado para continuar a cozinhar.

10. Isole bem a sua casa

Um bom isolamento da casa permite poupar até 30% o consumo de energia no arrefecimento ou aquecimento das divisões da sua habitação;

Ainda temos mais uma (boa) dica para poupar eletricidade: use e abuse a luz natural: no verão seque a roupa ao ar livre e, no inverno, deixe o sol entrar pelas janelas para aquecer de forma natural (e gratuita) a sua casa.

Veja também: