Dicas para poupar em 2015

Conheça as nossas dicas para poupar em 2015. Comece o ano como pé direito e faça algumas mudanças nas suas finanças.

Dicas para poupar em 2015
Comece o novo ano com as contas em dia.

Poupar é uma palavra que deve fazer parte do seu dia a dia. Quer sejam dias fartos ou mais contidos, poupe em todos porque o dia de amanhã será sempre incerto.
Agora que o novo ano está a chegar, a resolução a tomar é só uma: poupar em 2015.


10 dicas para poupar em 2015


1. Não há soluções perfeitas mas, idealmente, deve dividir o seu orçamento familiar de acordo com o seguinte:
  • Habitação - 35%: para todas as despesas relacionadas com a renda, condomínio e seguros, água, luz, gás internet, telefone, alimentação e despesas diárias.
  • Poupança - 10%: valor que deve guardar, sempre, no início de cada mês. 
  • Alimentação e compras - 25%: almoços ou jantares fora de casa, lazer e férias.
  • Transportes - 15%: despesas com prestação do veículos e seguros.
  • Outros empréstimos - 15%: para prestações relacionadas com crédito pessoal e cartões de crédito. Se puder evitar este gasto, tanto melhor!

2. Num ficheiro Excel, faça um orçamento mensal no qual regista todas as entradas e saídas. Este passo é fundamental para controlar as suas finanças, localizar as gorduras do seu orçamento e fazer os cortes necessários.

3. Prepare uma tabela com os produtos que costuma comprar e anote os preços praticados nos supermercados da sua zona. Sempre que sair para as compras, leve a lista (se tem um smartphone, faça a lista numa folha de cálculo e coloque-a na Google Drive), assim, saberá se está comprar pelo melhor preço.

4. Aproveite as promoções para fazer stock e passe a fazer compras apenas uma vez por mês. Quanto mais vezes for ao supermercado, mais vai gastar!

5. No final da semana prepare a ementa para a seguinte. Evite corridas de última hora ao supermercado, jantares fora só porque está sem ideias e uma mão cheia de gastos desnecessários.

6. Negoceie os contratos de internet, telefone, telemóvel e televisão. Pense bem: precise mesmo desses canais todos?
Veja as nossas dicas para escolher o melhor tarifário.

7. Planeie as férias com antecedência e comece uma poupança logo nos primeiros meses do ano. Esta sugestão de poupança vale para o regresso às aulas dos seus filhos, o pagamento de seguros ou para os presentes de Natal.

8. Evite as compras a crédito. Em vez disso, faça um pé de meia para comprar a arca que precisa, os tapetes para a sala ou o novo computador.

9. Antes de uma compra, compare os preços nas lojas online, nos sites Kuanto Kusta, ShopMania ou Izideal.

10. Procure aumentar os seus rendimentos. Pode fazê-lo vendendo o que não precisa, vendendo compotas, bolos e bolachas caseiras, dando explicações ou babysitting. Pode não enriquecer com estes pequenos extras mas, grão a grão, em pouco tempo terá uma poupança.


Veja também: