7 dicas para poupar em hotéis

Na hora de usufruir de uma estadia fora de casa, há pequenos truques que podem fazê-lo poupar em hotéis. Conheça-os e comece a economizar já na próxima viagem!

7 dicas para poupar em hotéis
Ideias simples para uma estadia mais económica

Seja durante uma noite ou por várias semanas, ninguém gosta de gastar mais dinheiro que o necessário num hotel. Basta, no entanto, ter em conta estes 7 pequenos grandes aspetos para que poupar em hotéis seja possível sem grande esforço.

Antes de fazer o check-in, veja se está tudo a postos para poupar

 

Não descarte a época baixa

Não há como fugir. O primeiro passo para poupar em hotéis é fazer a sua reserva na época baixa. Conseguirá melhores preços, um ambiente mais calmo e, provavelmente, um melhor atendimento por parte do staff do hotel.

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas de tecnologia no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Levamos até si a informação sobre lazer mais relevante.
 

Aposte nos sites de desconto

Já aqui falámos nas vantagens de apostar nos sites de desconto no que toca a conseguir bons deals em restaurantes. A Groupon ou a Odisseias têm, também, uma vasta seleção ao nível da hotelaria que não deve deixar passar antes de marcar a sua estadia. Seja para uma escapadinha de 2 dias ou para umas férias mais prolongadas, estes sites são cada vez mais procurados por quem quer poupar em hotéis, mas atenção!, não se esqueça de atentar nas condições oferecidas, na disponibilidade de agenda por parte do hotel e no que está, ou não, incluído na reserva.
 

Tudo incluído... ou nem por isso

Não deixe de ter este pormenor em conta quanto estiver à procura do próximo quarto de hotel: O pequeno-almoço é pago à parte? Pode utilizar o Wi-Fi sem restrições ou a sua utilização tem um custo diário? O spa que tanto o aliciou é de livre acesso por parte dos hóspedes? Todos estes elementos devem pesar na sua equação de compra e podem fazer a diferença entre a melhor escolha e uma pechincha… que afinal não o é. Cuidado com estes extras e outras taxas escondidas!
 

Considere um Bed & Breakfast

Optar por um Bed & Breakfast é uma ótima maneira de poupar em hotéis. Atuamente já existem muitas opções de qualidade francamente superior e com um ambiente mais despretensioso. Neste contexto, somos fãs do airbnb e das milhares de soluções de alojamento providenciadas por anfitriões de todo o mundo. Tudo depende do tipo e duração da sua estadia.
 

Pesquise online, marque com o Hotel

Quando estiver à procura de alojamento, não deixe de consultar sites como o Booking ou o Trivago. No entanto, na hora de marcar, ligue diretamente com o hotel e consiga até 30% de desconto na sua reserva. Quer saber como? 
 
  • Tire um printscreen do preço e condições da reserva no hotel x, num dos portais de reservas acima mencionados;
  • Ligue para o hotel, refira o preço proposto pelo portal de reservas para o tipo de quarto que pretende e questione o que é necessário fazer para obter um preço mais competitivo efetuando a reserva diretamente com o hotel. Por norma, sempre que faz uma reserva sem intermediários o hotel oferece-lhe entre 5 a 10% de desconto, mas neste caso, e solicitando-lhe, muitas vezes, que envie o comprovativo das condições que encontrou online (às quais fez printscreen) o hotel estará disposto a cobrir essa oferta. 
Isto é possível porque se fizesse a sua marcação através de um site de reservas, o hotel teria de pagar uma comissão a este intermediário. Assim, oferecendo um desconto ao cliente, acaba, no fim de contas, por poupar dinheiro ao evitar esta comissão.

Veja também: Melhores sites para reservar hotéis online
 

Verifique a existência de protocolos

Outra forma de poupar em hotéis e usufruir de um maior desconto na sua reserva é verificar se estes possuem protocolos e parcerias com entidades a que esteja ligado. Federações, Sindicatos, Ordens Profissionais, Instituições Bancárias… Procure informar-se destas eventuais parcerias entre organizações e estabelecimentos hoteleiros, que lhe poderão valer descontos na ordem dos 20% na sua estadia.
 

Esqueça o restaurante e o mini-bar

Por último, não se esqueça de não cair na tentação de consumir um snack ou uma bebida do mini-bar, já para não falar das refeições no restaurante do hotel. Os preços que se praticam nestes serviços são, no mínimo, astronómicos - pela saúde da sua carteira, não o faça. Previna-se e compre alguns iogurtes ou bolachas para ter no quarto e comer fora de horas e, a não ser que esteja alojado em regime de meia-pensão ou pensão completa, almoce ou jante sempre fora do hotel.


Veja também: