5 dicas para poupar em medicamentos

Ficam aqui algumas dicas para o ajudar a poupar em medicamentos, para que possa continuar a pôr a saúde primeiro sem ter de esvaziar a carteira

5 dicas para poupar em medicamentos
Saiba como pode poupar em algo indispensável

Que a saúde vem primeiro já todos sabemos, mas para os cuidados de saúde é preciso dinheiro que, infelizmente, não é tão abundante como gostaríamos que fosse. Quem precisa de vários medicamentos sabe que os custos podem ser realmente absurdos se não fizermos algo para poupar em medicamentos. Neste artigo, vamos ver o que pode ser feito.
 

5 conselhos para poupar dinheiro em medicamentos

 

1. Opte por genéricos

Um medicamento genérico é igual, ou extremamente semelhante, a um medicamento de marca. A verdadeira diferença entre ambos não está no efeito que têm na sua saúde, mas no efeito que têm na sua carteira. O genérico tem um efeito menos catastrófico, diga-se.

Sempre que o médico lhe passar uma receita peça que esta seja para medicamentos genéricos, e quando for comprar medicamentos peça sempre genéricos. Não custa nada fazê-lo.

 

2. Tome os medicamentos de forma adequada

Por incrível que pareça, há muitas pessoas que tomam medicamentos sempre que sentem alguma coisa, e acabam por devorá-los como uma criança devora doces. O resultado é ter de gastar mais em medicamentos, e por vezes também alguns belos problemas de saúde.

Para poupar em medicamentos siga as instruções para os tomar como deve ser, e faça por utilizar remédios naturais. Por vezes trata-se melhor uma dor de cabeça com um chá e algum descanso do que com uma aspirina.

 

3. Faça um seguro de saúde

Os seguros de saúde têm vantagens que, por vezes, acabam por ser úteis a muitas pessoas, dependendo da situação das mesmas. Pode aderir a um seguro de saúde e poupar, se este comparticipar na despesa. Se tem grandes gastos neste campo, avalie a opção pesando as vantagens e as desvantagens. Um telefonema a uma seguradora pode vir a poupar-lhe muito dinheiro.

 

4. Cuide da sua saúde

Não há melhor forma de poupar em medicamentos do que não precisar de os comprar por completo. Se cuidar da sua saúde pode vir a evitar a compra de vários medicamentos básicos para pequenos problemas. Cuide de si mesmo, e vai precisar de gastar menos dinheiro quando for à farmácia.

 

5. Fale com quem sabe

Como último recurso, pode ainda vir a poupar em medicamentos ao falar com o seu médico ou com o farmacêutico. Fale sobre o tipo de medicamentos que toma e pergunte se existem alternativas mais baratas que resolvam o problema. Por vezes existem mesmo, e tudo o que é preciso fazer é perguntar.
Proteja a sua saúde e a de quem o rodeia >>
Veja também: