Como poupar em produtos de beleza: guia completo

Poupar em produtos de beleza é importante dada a quantidade e frequência com que os utilizamos diariamente. Descubra as dicas mais úteis.

Como poupar em produtos de beleza: guia completo
O que podemos fazer para fazer render os nossos produtos de beleza?

Poupar em produtos de beleza é fundamental. Cada vez os utilizamos mais, por isso devemos ser seletivos. E se antes este era um tema que interessava mais às mulheres, hoje em dia os homens também se preocupam muito com a imagem. Uma das formas de se cuidarem é através da utilização de produtos de beleza.

Poupar em produtos de beleza produzindo-os em casa

Uma forma de poupar em produtos de beleza é produzi-los em casa. Há várias dicas de como fazer máscaras para a pele, para o cabelo, soluções de limpeza, esfoliantes, entre outras coisas, que pode produzir em casa com produtos naturais. Dependendo dos produtos que quer usar, estas opções caseiras podem sair mais baratas.

Mas, se fizer os seus próprios produtos de beleza, tenha muita atenção às quantidades que faz, uma vez que os produtos produzidos por si não terão conservantes e, consequentemente, vão-se deteriorar mais depressa.

cometico caseiro

Saiba onde comprar os seus produtos

Hoje em dia, os super e hipermercados já têm gamas bastante vastas de produtos de beleza. Antes de ir a uma loja de cosméticos, passe no seu supermercado habitual e verifique se vendem lá os produtos que procura. É frequente que alguns estejam em promoção.

Há ainda a opção das marcas brancas. Nem todos os produtos são bons substitutos das marcas, mas tente perceber se há algum que possa trocar por uma marca mais barata.

Associe-se às lojas onde costuma fazer compras

Uma boa forma de poupar em produtos de beleza é fazer um cartão de cliente. Hoje em dia, várias lojas oferecem a possibilidade de fazer um cartão que dá direito a descontos exclusivos, que podem ser bastante vantajosos.

Esteja atento aos e-mails que as lojas enviam porque pode existir alguma promoção para produtos que costume procurar.

Também é útil ter o cartão dos supermercados que frequenta, assim como das Farmácias Portuguesas.

Tenha cuidado com a publicidade enganosa

Alguns produtos prometem verdadeiras revoluções para quem os usar, mas nem sempre é assim. Se estiver interessado em experimentar um produto novo e, principalmente, se os resultados lhe parecerem demasiado bons, faça pesquisas e tenha a certeza que vai comprar um produto com o qual irá atingir os seus objetivos.

Atenção às promoções

Quer em supermercados, que através da publicidade que nos chega de várias lojas, todos os dias temos conhecimento de promoções. Por vezes podem parecer tentadoras, mas não se esqueça que algumas, em vez de o fazerem poupar, o podem fazer ficar no prejuízo:

1. Comprar produtos em grandes quantidades pode ser um erro, porque os produtos de beleza têm vários químicos que, se não forem bem conservados se podem estragar com facilidade.

2. Se não conhecer um produto, não arrisque comprar várias embalagens só porque está mais barato, porque pode acabar por não gostar dele e depois fica com produtos que não vai usar. Se houver opção, compre a embalagem mais pequena, uma vez que ainda está a experimentar.

3. Questione se realmente precisa de um produto, ou se só o quer comprar porque está com desconto.

4. Para além das promoções, há ofertas bastante úteis, como amostras. É uma boa forma de experimentar novos produtos e também de poupar os que já tem em casa. Alguns vêm em revistas, outras são oferecidos na rua ou superfícies comerciais e há ainda aqueles que pode pedir online, nos sites das marcas.

Quando for a um espaço de beleza, leve os seus produtos

Uma forma de poupar em produtos de beleza e, neste caso, em tratamentos, é utilizar os seus próprios produtos. Esta opção não será válida em alguns serviços de beleza e estética, como a depilação, mas há outros em que pode poupar algum dinheiro.

Por exemplo, quando for à manicure, leve o seu próprio verniz. Assim, os que tem em casa não se ficam a estragar, o que seria um desperdício, e pagará menos por ter levado o seu produto.

Quando for ao cabeleireiro, pode já ir com a cabeça lavada ou levar o seu champô e amaciador.

lavar cabelo

Não deite fora as embalagens até que o produto tenha mesmo acabado

Uma forma muito importante de poupar em produtos de beleza é perceber quais são os que, mesmo parecendo que terminaram, ainda têm alguma coisa lá dentro. Os frascos de cremes muitas vezes parecem vazios, mas se, com cuidado, o abrir com uma faca, vai perceber o que andou a desperdiçar.

Para tirar o mais proveito dos batons que estão quase a chegar ao fim, aplique-o com um pincel quando já não dá jeito colocá-lo diretamente nos lábios.

Já agora, não compre produtos novos enquanto os mais antigos não estiverem no fim. Às vezes temos a tendência de querer experimentar o produto novo e o antigo, que ainda não terminou, fica esquecido.

Como fazer render os produtos

1. Base

Se a sua base líquida estiver a acabar, pode misturar um pouco de creme hidratante para que ele dure mais um pouco, mas não abuse, para que a base não perca a cor original.

2. Verniz

No caso dos vernizes que começam a ficar secos, pode colocar umas gotinhas de acetona para que ele volte a ter uma boa consistência. Mas tenha cuidado. Se colocar demasiada acetona, o verniz vai ficar muito líquido e acaba por secar ainda mais depressa.

3. Rímel

Também o rímel pode render um pouco mais, quando está a terminar, se lhe juntar poucas gotas de água quente ou de um óleo natural.

4. Moderação na utilização

Por vezes habituamo-nos a usar constantemente um produto, mesmo que não haja necessidade para isso. Se não tiver a pele seca, talvez não precise de aplicar creme para o corpo todos dias. Se utilizar o creme diariamente, não só irá criar uma dependência do produto como gastará mais.

Vá testando para perceber com que frequência a sua pele “pede” creme e dê atenção às zonas mais ressequidas. Nem sempre é preciso aplicar creme em todo o corpo.

5. Moderação nas quantidades

Aprenda a medir as quantidades necessárias de produtos. Por exemplo, no banho não precisamos de usar muito gel. A utilização de uma esponja ou luva de banho também poderá ajudar a controlar a quantidade de gel utilizada, uma vez que ajudam a produzir mais espuma, que é o que nos dá a sensação de que estamos a ficar limpos.

6. Tenha os alimentos como seus aliados

abobora

Alguns alimentos que ingerimos, e outros que aplicamos diretamente, têm o impacto de alguns produtos de beleza. A cenoura, o tomate, a abóbora, a laranja e os espinafres são exemplo de alimentos que ajudam a bronzear a pele. Coma estes alimentos e não só irá ficar com um tom de pele bonito e saudável como ainda vai poupar no bronzeador.

Como estes alimentos, há muitos outros que servem propósitos estéticos e de beleza. Informe-se para ser mais saudável e poupar nos produtos de beleza.

Veja também: