Como poupar na lavandaria

Vai perceber que, ao poupar na lavandaria, também poupa tempo que pode usar para fazer o que mais gosta. Siga as nossas dicas e descanse.

Como poupar na lavandaria
Não perca as nossas 12 dicas.

Ao poupar na lavandaria ganha tempo e dinheiro mas, se calhar, já não vai dar para deixar a máquina a trabalhar durante a noite. A não ser que não se importe de passar horas a passar a ferro. Vai ver que despacha estas tarefas em menos tempo se, por exemplo, colocar a máquina a lavar quando chega a casa, depois do trabalho, para a estender a seguir ao almoço. Experimente e depois conte-nos se funcionou.
 

12 Dicas para poupar na lavandaria

 
1. Para poupar na lavandaria comece por poupar na conta da luz e do gás e lave em programas com água fria. A roupa fica bem lavada, especialmente se usar os detergentes adequados e alguns truques de pré-lavagem.
 
2. Siga, rigorosamente, as instruções da máquina de lavar e secar e as indicações dos detergentes. Acredite que a quantidade de detergente sugerida é suficiente e vai ver que uma embalagem vai durar muito mais tempo. 
 
3. Preste atenção às promoções dos supermercados e compre detergente apenas nestas datas. Há promoções de 50% e vale a pena comprar detergentes de qualidade superior! Vai notar os resultados no perfume e na limpeza da roupa.
 
4. Se tiver tempo e paciência faça os seus próprios detergentes ou socorra-se de pequenos truques para poupar na lavandaria, como usar vinagre como amaciador ou bicarbonato de sódio para tirar nódoas.
 
5. Para uma lavagem eficaz, tenha atenção à carga máxima da máquina, porém use toda a sua capacidade a cada lavagem. Ou seja, junte o maior número de roupa possível para lavar de uma só vez.
 
6. Apesar da dica acima, mantenha a separação de cores! É fundamental para preservar a sua roupa. De que vale poupar na lavandaria se depois tem que gastar em roupa nova?
 
7. Seque a roupa ao lar livre. Reserve a máquina apenas para dias muito húmidos em que não consegue secar de outro modo. Um truque é secar a roupa ao ar livre e finalizar na máquina durante alguns minutos. Assim, as roupas fiquem fofas e algumas nem precisem de ferro.
 
8. Quando a roupa estiver lavada, estenda-a imediatamente. Primeiro, sacuda bem cada peça e coloque-a bem esticada na corda. Assim, é mais fácil e rápido passar a ferro, ou seja, poupa na factura da luz.
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.
 
9. Seguindo o ponto acima, vai perceber que se a roupa for bem esticada, a maioria das peças, como t-shirts, calças de ganga, toalhas de mesa e peças mais leves nem vão precisar de ferro!
 
10. Reserve a primeira água que sai do chuveiro (fria, portanto) para usar na lavandaria, seja para lavar a roupa à mão, para colocar peças difíceis de molho ou para encher o ferro de passar a roupa.
 
11. Evite comprar roupa que exija limpeza numa lavandaria e reduza este gasto ao máximo. Se o seu edredão ou a carpete da sala não cabem nem na máquina nem no tanque, antes de considerar a lavandaria, confirme se não tem alguém conhecido que faça esse trabalho por menos dinheiro.
 
12. Poupe na lavandaria enquanto poupa a sua roupa. Tem mesmo a certeza que precisa colocar a roupa para lavar a cada utilização? Antes de deitar, deixe a roupa a arejar numa cadeira e, na manhã seguinte, confirme se precisa de lavagem.
 
Veja também: