6 dicas para poupar na licenciatura

Poupar na licenciatura deve fazer parte dos planos de qualquer estudante e é essencial para se preparar tanto para a vida profissional como pessoal.

6 dicas para poupar na licenciatura
Na universidade, aprenda a somar sucessos e a contar bem os tostões

Na maioria dos casos, é nesta fase da vida que deixamos a casa dos pais (pelo menos durante a semana) e somos confrontados com novas responsabilidades: despesas de alimentação, deslocações, propinas, material necessário para as diferentes cadeiras, fotocópias, etc. É o momento em que gerimos o nosso dinheiro e poupar na licenciatura torna-se imperativo.

No que respeita às propinas, podem atingir valores muito elevados, de acordo com a faculdade para onde vai estudar. Esteja, portanto, atento aos prazos de candidatura para as bolsas de estudo, pois podem ser uma grande ajuda. Como complemento, existem várias estratégias de poupança que pode usar como referência para selecionar as que melhor se adaptam ao seu contexto e aos seus objetivos.

money

Poupar na licenciatura: vamos a isso?

Está na altura de mostrar aos seus pais que já está a ficar crescido e a tornar-se um adulto capaz de cuidar de si e, em simultâneo, sair-se tão bem nos estudos como na gestão das suas finanças. Os seus pais vão agradecer por esta ajuda, pois ter um filho a estudar na faculdade não é assim tão fácil quanto parece.

Como poupar na licenciatura: 6 dicas essenciais

1. Alimentação

food

As marmitas estão na moda e são uma ótima opção para os estudantes (e qualquer carteira). Reduz os custos de alimentação e é uma boa forma de controlar aquilo que come. Inspire-se nestas receitas light que vão ser alvo de inveja dos seus amigos da faculdade.

2. Alojamento

quarto

O alojamento de estudantes nas residências universitárias é uma boa alternativa ao arrendamento em quartos (geralmente, muito mais dispendioso). A procura é alta e, como consequência, há critérios de seleção, sendo dada prioridade a bolseiros que, devido à distância ou à dificuldade em termos de transporte, não tenham a possibilidade de continuar a residir com os pais enquanto estudam.

3. Transporte

carro

Que tal poupar na licenciatura e encher um carro de amigos para irem à terrinha visitar a família? Atenção: não estamos a sugerir que faça o seu percurso académico à boleia dos seus colegas. Faça-o apenas quando vai a casa e tentem não se perder pelo caminho se isso implicar outras despesas adicionais. O objetivo é poupar e ser responsável, certo?

Para aqueles que não têm viatura própria, há vários descontos para estudantes na CP, por exemplo.

4. Compras

compras

Fazer uma lista é fundamental para fugir às compras por impulso e promoções que incentivam a colocar produtos desnecessários no carrinho. Neste caso, as compras semanais devem ser a melhor opção.

5. Descontos e promoções

desconto

Já que falamos em promoções, espreite estes sites de descontos em Portugal. Adicionalmente, o Cartão Poupa Mais Universitário tem ofertas especiais para estudantes, das quais: compras no Pingo Doce, combustível, ginásio e cinema.

6. Convívio

amigos

As festas fazem parte da vida académica, como é natural, mas podem ser muito dispendiosas. A ideia não é evitar a vida social. Pense em alternativas mais económicas como juntar todos os amigos numa só casa, cozinhar o jantar em conjunto e, no final, dividir as despesas por todos. É uma boa forma de partilhar conhecimentos culinários e usufruir de uma boa companhia enquanto mantém o seu plano de poupar na licenciatura.

O tema “festas” implica, claramente, mais opções, por exemplo:

 


Veja também: