6 dicas para poupar na revisão do carro

Todos queremos poupar na revisão do carro mas nem sempre sabemos como. Deixamos-lhe 6 dicas para garantir que não gasta mais dinheiro do que o necessário.

6 dicas para poupar na revisão do carro
Saiba como poupar na revisão do carro

Para muitos, o automóvel é essencial no dia-a-dia. Ainda assim, os custos com o veículo próprio não se ficam pelo valor da compra. Se quer poupar na revisão do carro pode seguir as nossas dicas e aliviar a sua fatura no final do mês.

Todos sabemos que os prazos da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) devem ser cumpridos, caso contrário irá pagar uma multa que pode chegar aos 1250 euros.

Se quer poupar dinheiro e dores na cabeça, faça a sua própria manutenção com regularidade para evitar problemas mais sérios que possam obrigá-lo a despender maiores quantias de dinheiro.

Como poupar na revisão do carro


manutencao pneus

1. Leia o manual do proprietário

Se não quer gastar grandes volumes de dinheiro nas idas ao mecânico, leia o manual do proprietário. Vai encontrar toda a informação para garantir o bom funcionamento do veículo e, dessa forma, saberá responder eficazmente a qualquer situação de emergência.

2. Cumpra as datas

Não deixe passar as datas da IPO: se o fizer, vai ter de pagar uma multa avultada. O mesmo se aplica às datas para a mudança de óleo e para as revisões, por exemplo. São operações que vão custar-lhe algum dinheiro, mas, a longo prazo, servirão para poupar outras tantas centenas de euros em trocas de peças desnecessárias.

3. Compare preços

Se tem de levar o seu veículo a uma oficina, escolha a melhor para as suas necessidades. Peça orçamentos e compare preços e serviços.

4. Esteja atento às luzes de aviso do carro

Se quer poupar na revisão, é fundamental que não ignore as luzes de aviso do seu carro. Quanto mais depressa perceber a origem do aviso, mais depressa poderá resolver a questão e evitar problemas ainda mais sérios que o obriguem a gastar mais dinheiro do que necessário.

5. Preste atenção ao seu carro

Ouve barulhos estranhos ao arrancar ou a travar? O escape emite mais fumo do que o normal? Sente trepidações no volante? O carro não responde imediatamente aos seus comandos? Se for o caso, não espere muito tempo para procurar ajuda especializada. Alguns destes problemas podem obrigá-lo a gastar mais dinheiro do que desejaria se esperar demasiado tempo para resolvê-los junto do mecânico de sua confiança.

6. Faça em casa

Se quer poupar na revisão do carro, basta fazer as suas próprias manutenções. Verifique os espelhos, as luzes e os vidros (procure por qualquer tipo de estrago que possa dificultar as suas viagens).

Não se esqueça de conferir os níveis do óleo do motor e da água de refrigeração, confira os estragos na carroçaria, verifique a pressão dos pneus e lembre-se: para economizar a longo prazo deverá estar disposto a investir nas reparações assim que surgem os primeiros sinais de problema. Como se costuma dizer, “o seguro morreu de velho”.

Veja também: