Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
15 Jan, 2024 - 15:34

7 formas de poupar nas contas da casa

Alexandra Nunes

Se quer poupar nas contas da casa sem perder comodidade, há gestos simples que pode aplicar no dia-a-dia e que vão fazer a diferença. Saiba o que fazer.

Poupar nas contas de casa

Grande parte do orçamento familiar é gasto em despesas fixas com a casa. As contas de luz, água, gás e renda são incontornáveis, e das primeiras a ser pagas assim que o salário cai na conta. Não sendo possível evitar estas despesas, há que encontrar formas de poupar nas contas da casa.

Para diminuir o valor das contas é preciso primeiro listar quais são estes custos fixos. Neste artigo, não só sintetizamos essa lista como sugerimos dicas para reduzir nestes gastos. Seguindo as nossas sugestões vai conseguir fazer uma melhor gestão das suas finanças pessoais, poupando.

Poupar nas contas da casa em 7 setores

Poupar nas contas com iluminação eficaz

Mulher a substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED

1. Abra as cortinas e persianas para usufruir o máximo de tempo possível da luz natural.

2. Não deixe luzes acesas se não estiver a usar a divisão em causa.

3. Instale sensores (nos corredores, por exemplo) para que as luzes se acendam apenas quando houver alguém nesse espaço.

4. Substitua as lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo como as LED ou fluorescentes. Apesar de serem mais caras, a médio/longo prazo permitem poupar até 80% de energia.

5. Opte por paredes claras. As cores claras refletem a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Baixar o consumo dos eletrodomésticos

1. Escolha eletrodomésticos com etiqueta eficiente. Estes aparelhos têm um maior nível de eficiência energética e permitem poupar 55% da média de consumo.

2. Não deixe os aparelhos ligados ou em stand-by se não os estiver a usar, caso contrário continuarão a consumir energia.

3. Utilize as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima. Assim poupará energia e água.

4. Escolha o horário económico para pôr as máquinas a lavar ou passar a ferro para consumir menos energia.

5. Utilizar o micro-ondas em vez do forno tradicional pode reduzir o consumo de energia em até 70%.

6. Regule a temperatura do frigorífico entre os 3° e 5°C. O congelador não deve ultrapassar os -18°C.

Pode ler outras formas de como poupar energia no frigorífico neste artigo:

Como poupar energia no frigorífico
Veja também Como poupar energia no frigorífico em 10 truques

Poupar água

Homem a controlar fluxo de água da torneira para lavar as mãos

1. Troque o banho de imersão ou longo por duches curtos.

2. Não deixe a torneira aberta enquanto lava os dentes ou a louça.

3. Faça manutenção das torneiras que estão sempre a pingar. Ao fim de um ano são milhares de litros de água desperdiçada.

4. Instale um regulador de autoclismo ou coloque uma garrafa de água pequena dentro do depósito para evitar a descarga máxima.

5. Se tiver máquina de lavar a louça use-a. Lavar sempre a louça na máquina desperdiça 40% menos água.

6. Compre redutores de água para as torneiras.

7. Faça reaproveitamento de água. Por exemplo, ponha um balde a amparar a água do duche e use-a na sanita em vez de puxar o autoclismo.

Investir em climatização sem desperdício

1. Escolha aquecedores mais modernos que têm um consumo de energia mais moderado.

2. Areje a casa, sim, mas não deixe janelas e portas demasiado tempo abertas para que não entre frio ou calor.

3. Coloque janelas de vidro duplo, troque os caixilhos ou use soluções de isolamento autoadesivas para manter a temperatura agradável e evitar o desperdício de energia.

4. Instale painéis solares para o aquecimento da água.

5. Se tem ar condicionado em casa programe-o para uma temperatura ambiente em vez de o utilizar para aquecer ou arrefecer a casa.

6. Regule a temperatura do esquentador. Ter a temperatura no máximo só vai fazer com que gaste mais gás e na maior parte das vezes acabamos por temperar com água fria.

7. Opte por ter cortinas pesadas. Para além de conseguir bloquear a luz efetivamente, conseguem isolar a casa mantendo-a quente no inverno e fresca no verão.

8. Se usar o forno no inverno deixe a porta aberta depois de terminar o assado para que o calor se espalhe pela casa.

Renegociar contratos de serviços e créditos

Homem a renegociar contrato de telecomunicações por telefone

1. Se tiver mais do que um crédito avalie se vale a pena consolidar os seus créditos ou renegociar as dívidas para ficar com prestações baixas.

2. Se, afinal, não estiver a ver os 50 canais que fazem parte do seu pacote de televisão por cabo pondere mudar para um pacote com menos opções e mais económico.

3. Avalie os preços da concorrência no que respeita a telecomunicações e perceba se pode poupar mudando de operador. A ANACOM (Autoridade Reguladora das Comunicações) disponibiliza o site com.escolha em que pode fazer simulações.

4. Faça o mesmo para a eletricidade e gás. Invista tempo a fazer comparações de preços e poderá poupar nas contas da casa. Para este efeito pode consultar o site da ERSE.

Renegociar contratos e créditos
Veja também 7 passos para renegociar contratos e créditos em tempos de crise

Gerir melhor o espaço da habitação

1. O condomínio é uma das despesas fixas que tem com a sua habitação. Se forem os próprios condóminos a fazer a gestão, a limpeza e a manutenção do espaço, os encargos podem baixar.

2. Para além de poupar nas contas da casa pode também tirar rentabilidade dela. Se tiver um quarto a mais ou uma casa vazia pondere arrendar.

3. Se tem um quintal, ou até mesmo uma varanda espaçosa, faça uma horta e poupe em alimentos.

Investir em decoração e bricolage feitas por si

1. Peça ajuda a vizinhos e familiares para pequenos arranjos. Também pode aventurar-se a fazer sozinho com a ajuda da internet e lojas de artigos de utilidade para o lar.

2. Se quer mudar a decoração opte por soluções baratas, simples e que podem ser feitas por si: pintar as paredes de uma cor diferente ou colocar papel, mudar os puxadores dos móveis, mudar a disposição da mobília, reciclar materiais para fazer acessórios, comprar plantas.

3. Quer mudar os móveis? Experimente reciclar os seus com técnicas de bricolage como o découpage. Use paletes  para fazer móveis ou compre usados nas lojas de velharias e caridade e pinte de uma cor ao seu gosto.

4. Compre dois tecidos ao seu gosto e faça almofadas, cortinas ou toalhas para dar um novo look à casa. Vá alternando os conjuntos para não se cansar.

Artigo originalmente publicado em julho de 2018. Última atualização em janeiro de 2024.

Veja também