Isadora Freitas
Isadora Freitas
20 Mar, 2018 - 12:03

5 dicas para poupar nas férias da Páscoa

Isadora Freitas

Poupar nas férias da Páscoa não é tão difícil quanto parece, basta alguma organização, criatividade e flexibilidade. Afinal, a Páscoa não é para excessos.

5 dicas para poupar nas férias da Páscoa

Poupar nas férias da Páscoa não quer dizer ter de abdicar de dar presentes ou de organizar almoços e jantares. Pelo contrário. Significa apenas fazê-lo de forma original e económica. Fazer os seus próprios cabazes e optar por um piquenique em vez de uma ida ao restaurante são apenas duas das dicas que lhe deixamos para que possa aproveitar o feriado sem ter de esvaziar o porquinho-mealheiro.

5 dicas para poupar nas férias da Páscoa

1. Organize bem as férias

placeholder-1x1

A primeira coisa a fazer é organizar tudo muito bem. Faça cálculos de quem tem de alimentar, o que tem de comprar e para onde vai cada parcela do dinheiro que tem disponível. Ao organizar, vai  impedir que existam falhas dispendiosas e, deste modo, vai ser fácil poupar nas férias da Páscoa. Não se esqueça de contar com todos os dias das férias.

2. Faça os seus próprios cabazes de Páscoa

placeholder-1x1

Ser padrinho ou madrinha traduz-se, muitas vezes, em gastar dinheiro em prendas para os venturosos afilhados. Porque não fazer os seus próprios cabazes de Páscoa e, assim, poupar nos presentes? Poderá comprar cestos em lojas locais e enchê-los com doces, ovos de chocolate e, até, pequenos brinquedos, que, sem pesarem na carteira, deixarão os mais novos fascinados.

3. Organize um piquenique de Páscoa

placeholder-1x1

Para poupar nas férias da Páscoa, diga que não aos restaurantes e organize, ao invés, um piquenique num espaço verde para que pequenos e graúdos possam passar uma tarde feliz e saudável. Encoraje os convidados a trazerem os seus próprios pitéus para partilhar e experimente algumas das receitas perfeitas para saborear em família que aqui sugerimos, como o delicioso arroz de Páscoa, perfeito para piquenicar.

Esqueça também os bolos ou outras sobremesas comprados em pastelarias. Adoce a toalha com doces caseiros, feitos com afecto e repletos de sabor. Veja três receitas típicas (e açucaradas) que farão a delícia de todos os presentes.

4. Crie um espaço para decorar ovos da Páscoa

placeholder-1x1

Os ovos da Páscoa são um clássico da época que poderá levar a momentos de grande diversão. Coza uma dúzia de ovos em casa e leve-os consigo para o piquenique. Reúna os pequenos da família e crie um pequeno canto criativo ao ar livre, onde, com cola, purpurina e tintas, verá que irão passar uma tarde divertida a tornar ovos cozidos em verdadeiras obras de arte.

5. Dê vida a jogos de outros tempos

placeholder-1x1

Ao fazer um piquenique, são dezenas as brincadeiras antigas para entreter pequenos e graúdos ao ar livre. Seja ao fazer corridas de sacos, jogar à macaca ou ao lencinho, ou saltar à corda, o segredo é não deixar que ninguém se aborreça. Uma das aventuras que mais agrada aos mais novos na Páscoa é a famosa caça ao tesouro.

Enquanto os pequenos se divertem a decorar os ovos, esconda amêndoas caseiras aromatizadas (espreite aqui a receita) pelos arredores e espalhe pistas ou pequenos ovos de chocolate para que os tesouros possam ser encontrados. No final, distribua pequenos prémios para que terminem a aventura em grande. Para os mais velhos e pacatos, leve cartas e jogos de tabuleiro para tornar o festim mais dinâmico e divertido.

Veja também: