12 conselhos para poupar no aluguer de um carro

Atualmente, é muito comum alugar-se carro quando se viaja. Saiba como pode poupar no aluguer de um carro para o custo da viagem ser o mais reduzido possível.

12 conselhos para poupar no aluguer de um carro
Alugar um carro pode facilitar muito a sua vida em viagens

Andar de carro dá-nos muita mobilidade. Normalmente, recorremos ao aluguer quando viajamos para algum lado e não podemos levar o nosso, caso tenhamos. Apesar de haver cada vez mais concorrência e, consequentemente, preços mais competitivos, há alguns truques que convém saber para poupar no aluguer de um carro.

12 aspetos a ter em atenção para poupar no aluguer de um carro

O negócio do rent-a-car está em franca expansão. Muitos são os turistas que, para se moverem de forma mais rápida e confortável, alugam carro.

1. Classe

O tipo de carro que aluga define o preço que pagará pelo aluguer do carro. Se não precisa de um carro muito potente, luxuoso ou que seja muito grande, escolha um mais modesto, porque vai ficar mais barato.

2. Condutores

Caso não viaje sozinho, não inclua o nome de todos os encartados no aluguer. Se se tratar de uma viagem que não seja muito cansativa ou se for um amante da condução, coloque só o seu nome, porque quantos mais condutores estiverem incluídos mais vai pagar.

3. Limite de quilómetros

Algumas empresas de aluguer de carros limitam a média de quilómetros a percorrer diariamente. Se alugar um carro nessas condições, faça as contas para perceber se lhe compensa alugar nessa empresa. Às vezes, para poupar no aluguer de um carro, mais vale pagar um pouco mais pelo valor diário, mas poder percorrer os quilómetros que bem entender, para depois não ser penalizado no final.

kms conta quilometros

4. Condições do carro

Quando levantar o carro, veja bem se este tem algum dano. E, se possível, tenha um funcionário da empresa ao seu lado a fazer a verificação. Se o entregar com algum risco ou amolgadela, caso não tenha alertado previamente o rent-a-car, é a si que caberá arcar com a responsabilidade, mesmo que o carro já tenha vindo nesse estado para as suas mãos.

5. Trate bem do carro

Ainda relativamente ao estado em que vai devolver a viatura, se quer mesmo poupar no aluguer de um carro, tenha cuidado com os sítios onde o deixa, enquanto este estiver ao seu cuidado. Por vezes, é melhor deixar o carro num parque de estacionamento do que deixá-lo estacionado numa rua menos simpática, onde pode acontecer algum azar. A limpeza também poderá ser cobrada, caso entregue o carro demasiado sujo.

6. Horário de entrega

Atenção à hora a que ficou de entregar o carro. Se quer poupar no aluguer de um carro, é importante que o entregue a tempo e a horas. Um pequeno atraso pode implicar o pagamento de mais um dia do qual, na verdade, não vai usufruir.

7. Verifique o combustível

A maior parte das empresas entrega os carros com o tanque cheio. Quando isso acontece, também deverá entregar o carro atestado. Quando o receber, confirme o nível do combustível e tente entregá-lo com a mesma quantidade, para não ter de pagar valores extra.

combustivel atestar gasolina gasoleo

8. Preço do combustível

Se tiver oportunidade, pesquise a que preço está o combustível nas bombas mais próximas do local de entrega do carro. Tente ir ao que tiver o valor mais em conta para tentar poupar algum dinheiro.

9. Fatura? Sim, por favor!

Principalmente se viajar em trabalho e alugar um carro com um propósito profissional, certifique-se que a empresa que escolheu emite faturas sem grandes rodeios. Provavelmente, em trabalho será a sua entidade patronal a pagar a despesa, por isso, é bom que leve uma fatura. Algumas empresas de rent-a-car, principalmente quando o carro é selecionado através de sites que procuram a melhor oferta, evitam passar a fatura e depois o prejuízo é seu.

10. Extras

Opções como GPS, Via Verde ou cadeiras para crianças encarecem a fatura. Evite usá-los.

11. Seguro

Quando aluga um carro, este vem sempre com um seguro base. Mas este não o protege em todas as situações. O seguro contra todos os riscos encarece um pouco o aluguer de um carro, mas por vezes pode valer a pena. Se for um condutor menos experiente ou se for para um sítio menos seguro, talvez faça sentido fazer o investimento, não vá acontecer algum acidente.

12. Local de levantamento

É muito comum existirem alguns rent-a-car nos aeroportos. Muitas vezes, quem aluga carros chega à cidade de destino de avião, por isso, esta é a localização perfeita. Mas algumas empresas não estão sediadas no aeroporto, apesar de fornecerem um serviço de shuttle, que vai buscar as pessoas ao aeroporto e as leva para o local onde, finalmente, vão levantar o carro.

Para além de ser mais cansativo, este processo pode significar mais despesas. Não diretamente na fatura do aluguer do carro, mas caso se atrase muito na entrega e o deixem mais tarde do que pretendia no aeroporto, corre o risco de perder o avião, o que também não é agradável. Por outro lado, muitas destas empresas apresentam preços mais competitivos. Se perceber que vale a pena, basta entregar o carro um pouco mais cedo.

Onde alugar um carro?

empresas rent a car

Poupar no aluguer de um carro também passa por saber encontrar a empresa certa. Se conhecer alguma na qual confie e cujo serviço conheça bem, opte por essa. Caso contrário, damos-lhe a conhecer alguns sites onde pode pesquisar as melhores ofertas, assim como o nome de empresas de aluguer às quais se pode dirigir diretamente.

Sites de busca da melhor oferta

Empresas de rent-a-car

 

Veja também: