Como poupar no aquecimento

Saiba como poupar no aquecimento e reduzir as faturas da energia com as nossas treze dicas  Espreite já o nosso artigo.

Como poupar no aquecimento
Não perca as nossas dicas!

Para poupar no aquecimento há alguns truques simples e quase sem custos que podem reduzir a sua fatura do gás ou da eletricidade.
  Conheça as soluções da Energia Simples e poupe centenas de euros por ano

13 dicas para poupar no aquecimento

1. Uma porta ou janela mal isolada, que permita correntes de ar e perdas de calor vai agravar a sua conta de eletricidade ou gás. Assim, a primeira medida para poupar no aquecimento passa por calafetar portas e janelas exteriores.
 
2. Pela manhã abra as persianas, portadas e cortinas e, assim que chegar a casa ou quando sol começar a fugir, feche-as. Não ligue o aquecimento com as persianas abertas porque a perda de calor é inevitável.
 
3. Feche as portas das divisões que não usa e confirme que não tem ligado o aquecimento nessas divisões. É o mesmo que chegar o fogo a notas de cinquenta euros.
 
4. Nunca deixe o aquecimento ligado durante a noite. Em vez disso, programe-o para ligar vinte minutos antes de acordar.
 
5. Para permitir a circulação do ar, não coloque móveis ou outros objetos a tapar os radiadores. De nada lhe serve ter os radiadores ligados, se o ar quente não circula. Mais uma vez: está a queimar dinheiro.
 
6. Limpe, aspire e mude os filtros regularmente de ventiladores, aquecedores, radiadores e ar condicionados. Reduz o pó, otimiza e melhora a qualidade do ar. Além disto, se com o aquecimento ligado, sentir os radiadores frios, é porque é necessário purgar.
 
7. Reduza alguns graus a temperatura da caldeira, esquentador e aquecimento central. Acredite: não vai notar a diferença. Sabia que a temperatura acima dos 19º custa, aproximadamente, mais 10%? Pois.
 
8. Os aparelhos elétricos portáteis são baratos mas, feitas as contas, no final do ano fica mais caro. Consulte página da DECO e faça uma simulação para saber qual o melhor sistema para sua casa.
 
9. Paredes muito despidas são inimigas da retenção de calor. Isole-as. Para isso, basta colocar nas paredes alguns quadros, estantes, espelhos ou papel de parede. Sabia que os objetos retêm calor? Quantos mais, melhor, ou seja, mais quente.
 
10. Opte por sofás de tecido. Invista também em almofadas, mantas de tecidos quentes e tapetes que impedem a perde de calor pelo chão. As divisões ficam mais acolhedores e quentes. Paredes pintadas em cores quentes também acumulam mais calor.
 
11. Se vive num último andar ou numa moradia isole o sótão com material como lã de rocha ou placas de poliestireno extrudido.
 
12. Mantenha-se quente. Mesmo dentro de casa vista roupa quente, calce chinelos felpudos ou pantufas e beba bebidas quentes.
 
13. Por fim, descubra as soluções de autoconsumo da Energia Simples ou os kits fotovoltaicos da Boa Energia que prometem ajudá-lo a conquistar a independência energética, produzindo a sua própria energia e reduzindo os custos das suas faturas.
 

Veja também: