Publicidade:

6 dicas para poupar no carro

Quer saber como poupar no carro? Então, chegou ao sítio certo: descubra como pode tornar a experiência de ter um carro muito melhor.

6 dicas para poupar no carro
Cuide bem do seu dinheiro e do seu carro

Existem muitas maneiras de conseguir poupar no carro, seja em detalhes como o seguro ou nas pequenas manutenções do dia a dia. Mas, afinal, como colocar em prática esta economia? É simples: executando as nossas 6 dicas.

6 dicas para poupar no carro

O segundo maior gasto que um proprietário pode ter, depois da compra de um imóvel, é a compra de um automóvel. Saber como poupar no carro pode tornar a experiência de ter um carro mais organizada e agradável. Vamos descobrir como?

1. Controle a aceleração

car

Conduzir muito rápido ou travar bruscamente após uma aceleração excessiva não são bons modos de poupar no carro. Conduzir numa velocidade equilibrada nas estradas e vias rápidas podem ocasionar uma economia significativa em combustível.

2. Abrace o calor (ou o frio)

ar

Experimente utilizar o ar-condicionado numa temperatura mais alta ou até mesmo não o utilizar. Não ligar o ar-condicionado pode significar uma poupança de até 25% no consumo de combustível. Se não consegue evitar, mas gostaria de poupar no carro, experimente abrir as janelas antes de ligar o ar para deixar o ar quente sair primeiro. Outra opção é preferir usar o ar quando o carro estiver a circular a alta velocidade e desligá-lo quando ele estiver em baixa velocidade.

3. Use o óleo correto para o motor

motor

O uso do óleo correto para o motor, normalmente indicado pelo fabricante, diminui as chances do aumento de fricção na máquina e, consequentemente, um problema mais grave. Ter a medição do óleo em dia pode poupar no carro muito dinheiro em consertos maiores e indesejados.

4. Pesquise os seguros

poupar

Possuir um seguro para automóveis é, além de importante, obrigatório. E apesar de parecer um dinheiro gasto de maneira desnecessária, a verdade é que ter um seguro pode evitar gastos ainda maiores. A dica para economizar é simples: pesquise. Certifique-se de que escolhe um seguro que atenda as suas necessidades e que se encaixe nas suas finanças. Não aceite o primeiro seguro que for oferecido sem antes entender o valor médio do mercado e as opções disponíveis.

5. Aposte na rotação de pneus

pneu

Para poupar no carro, aposte na rotação dos 4 pneus do seu carro. É normal que os pneus dianteiros fiquem desgastados mais rapidamente do que os pneus traseiros. Planear um calendário para trocá-los de posição garante que os quatro pneus precisem ser trocados na mesma época e este passo simples pode resultar numa economia, já que é comum encontrar descontos para a substituição de todos os pneus ao mesmo tempo.

6. Troque o filtro de ar

carro

Estar atento ao filtro de ar faz bem à saúde do motorista e dos passageiros, bem como à manutenção do carro. Um filtro de ar limpo evita a acumulação de sujidade dentro da máquina e melhora a economia do combustível. O filtro de ar, habitualmente, precisar de ser trocado a cada 30.000km. Se tiver alguma habilidade manual pode sempre trocar o filtro e poupar também no pagamento de um profissional.

Veja também: