Poupar no inverno: 6 dicas para pôr em prática

Com os dias de frio a aproximarem-se não custa conhecer algumas dicas para tornar a casa mais aconchegante. Saiba o que pode fazer.

Poupar no inverno: 6 dicas para pôr em prática
Melhore a qualidade de vida

O sol dos dias dourados de verão já não é o mesmo e a vontade é a de aquecer-se ao máximo. Antes de ligar o aquecedor veja algumas dicas de como poupar no inverno. Tal como a formiga da fábula, convém arrumar a casa agora para não sofrer depois.

As gerações anteriores não possuíam a infinidade de opções que existem hoje para se manterem aquecidos nos dias mais frios do ano. Mas o problema é que quanto mais tecnologias, mais custos temos com elas.

Dicas de como pode poupar no inverno

Baixar a temperatura da água quente

banho

Se o aquecedor for elétrico, baixar em alguns graus a temperatura da água no aparelho pode ajudar a começar a economia. E não precisa de se preocupar: baixar em apenas alguns graus não vai deixar o banho frio e é o suficiente para ajudar a poupar.

Aproveitar a luz natural

janela

Usar os recursos naturais pode ser uma boa forma de economia. Abra os estores e cortinas para iluminar e aquecer os ambientes. A luz do dia ajuda a moderar o uso da iluminação artificial e ainda aquece a casa.

Isolar o calor

janela

Para a dica anterior funcionar, é importante que o calor de dentro da casa esteja isolado, ou seja, não podem existir fugas de calor por onde o frio e o vento entrem. Uma dica essencial para poupar no inverno é calafetar os encaixes da janela com fitas de espuma, por exemplo. Existem atualmente no mercado empresas que fazem o serviço de localização das fugas de calor e podem ajudar a resolver o problema.

Use e abuse das plantas

jardim

Em espaços ao ar livre, como varandas e terraços, uma opção passa por utilizar a natureza a favor da economia. As árvores e arbustos altos, além de trazerem harmonia, ajudam a bloquear os ventos frios e tem ainda o bónus de providenciar boas sombras no calor do verão.

É importante, porém, que essa vegetação não impeça a luz natural, para que a dica do uso da luz natural resulte.

Usar o aquecedor de forma sábia

heat

Pode ser contraditório dizer que, para poupar no inverno, é ideal que todos os aparelhos de aquecimento funcionem na casa toda. Mas, com um pouco de atenção, nota-se que a atitude pode ajudar a economizar. Se todos os ambientes estiverem quentes de forma homogénea, os aquecedores não precisarão trabalhar para compensar as diferenças de temperatura entre a sala e o quarto, por exemplo.

Deixe que eles façam o trabalho por um período de tempo e depois desligue-os. Com tudo aquecido por igual, a casa ficará aconchegante por mais tempo.

Agasalhar a casa

cama

Pode parecer engraçado, mas uma casa quente e aconchegante diminui a necessidade do uso de aquecedores elétricos. Invista em cortinados – que deixem a luz passar! – tapetes, edredões e mantas: uma casa preenchida com certeza ajudará a poupar no inverno.

Veja também: