Como poupar no supermercado

Poupar em pequenas coisas poderá fazer uma grande diferença no seu orçamento familiar. Porque não começar a poupar no supermercado? Veja como

Como poupar no supermercado
Pequenas dicas para grande poupança

Como começar a poupar? É um assunto com pano para mangas, pois se muitas formas há de poupar, ainda mais formas há no que poupar, mas hoje ficaremos pelas dicas de como começar a poupar no supermercado.

Esta primeira fase acaba por ser a mais complicada, ainda não há́ stock, há́ pouca pratica, existem regras que ainda não conhecemos, achamos tudo uma confusão e muitas vezes deixamo-nos levar por estarmos distraídos. Por vezes até lá vamos por termos um único cupão (acontece a todos). 

Aqui deixamos algumas dicas para dar inicio a esta aventura.
 

14 DICAS INFALÍVEIS PARA POUPAR NO SUPERMERCADO

 

1. Esteja atento a promoções

Estude todos os folhetos semanais com promoções e selecione aquele que lhe possa vir a interessar, de modo a ter descontos naquilo que consome. Procure aproveitar promoções o máximo possível, pois acaba por poupar bastante com elas.
 
O melhor é procurar promoções que se encaixem nas suas necessidades. Um capricho de vez em quando não faz mal nenhum, mas é preciso ser prudente para não gastar demasiado em caprichos.

 

2. Crie uma lista de compras

No supermercado fazem-se as compras para vários dias, e saber exatamente aquilo que procura em vez de improvisar ajuda-o a não fazer compras por impulso. Com o uso de uma lista de compras pode ir buscar diretamente aquilo que quer sem ceder à tentação de caprichar. Reforçamos que caprichar não faz mal, mas até o capricho deve estar incluído na lista!

Com uma lista poupamos também tempo, pois chegando ao supermercado sabemos exatamente o que temos de comprar e a que corredores ir.

 

3. Compre produtos de marca branca

Os produtos de marca branca costumam ser de qualidade, por vezes até igual à da própria marca, mas a uma fração do preço. Os produtos de marca branca ajudam-no a poupar centenas de euros ao longo do ano, sem sacrificar a sua qualidade de vida, fazendo até com que o seu ordenado pareça ser maior.

 

4. Não se apresse com os cupões

Cuidado com os vales e cupões. Admitamos, estamos perante uma verdadeira tentação mal os temos, pois queremos ir gastá-los, e se precisarmos do produto de imediato faz todo o sentido que assim seja.

Quando os produtos não são precisos de imediato, na maior parte das vezes, esperar pela ocasião certa implica ser capaz de conseguir um desconto maior, seja pelo uso de outra promoção, ou por comprarmos em maior quantidade para tirar proveito do desconto.

 

5. Tire proveito do cartão 

Faça o cartão de fidelização do seu supermercado preferido, as vantagens de aderir são cada vez maiores, e refletem-se em poupanças enormes. 

 

6. Compare preços

Não se fique por um único supermercado nem por uma única marca. Por vezes alguns produtos são mais caros, mas também vêm em maior quantidade. Por outro lado, algumas promoções podem fazer com que produtos de marca sejam mais baratos do que os de marca branca.

 

7. Seja organizado

Se quer poupar no supermercado com seriedade, é fundamental que seja organizado. Tenha uma pequena bolsa onde aloja todos os seus vales e cupões, preparados por data validade ou tipologia, para que a gestão dos mesmos seja facílima. Assim faz com que poupar não custe.

 

8. Compre em quantidade

Para poupar no supermercado, deve-se comprar em grande quantidade? Parece estranho, mas por vezes sim. Desde que encontre produtos não perecíveis em promoção, compensa comprá-los em grande quantidade, pois apesar de gastar mais inicialmente, poupa ao ter-se aproveitado ao máximo da promoção. 

 

9. Não vá às compras com fome

Ir às compras com fome é um erro grave, pois tudo vai parecer apetecível e vai querer comer tudo e mais alguma coisa. O resultado mais provável é acabar por ignorar a lista de compras que fez e comprar mais do que devia. Por vezes, ir às compras com fome pode até fazer com que compre coisas que nunca vai comer - isto é deitar dinheiro fora.

 

10. Ouça música animada

De acordo com algumas publicações, como a Reader’s Digest, ouvir música animada enquanto faz compras no supermercado pode ajudá-lo a poupar dinheiro, pois vai ajudá-lo a despachar-se e a gastar menos tempo a olhar para produtos que podem vir a seduzi-lo. Quanto menos se deixar seduzir, melhor é para a carteira. 

 

11. Vá às compras sozinho

Se fizer as compras em família ou com amigos vai ser muito difícil poupar no supermercado, pois a tarefa passa a ser mais agradável, o que implica ficar mais tempo a ver produtos e a comprar coisas por impulso. O melhor é deixar a família em casa antes de ir às compras, é por uma boa causa.

 

12. Use um carrinho de compras pequeno

Com um carinho de compras mais pequeno vai apenas ter espaço para o que está na sua lista de compras, e não para caprichos. Se tiver de andar com algo na mão pelo supermercado enquanto faz as suas compras, o mais provável é desistir da compra antes de chegar à caixa.

 

13. Guarde o recibo

Os preços dos produtos estão sempre a ser alterados, e acontece estar habituado a comprar algo que sobe de preço sem sequer se aperceber que tal aconteceu. Assim, se guardar o recibo sempre que vai às compras pode ver o que está mais caro e se tem, ou não, de mudar a sua lista de compras.

Dar uma vista de olhos ao recibo também é boa ideia, pois errar é humano e por vezes estão contabilizados artigos a mais na conta. Não deve pagar por algo que não leva consigo.

 

14. Conheça o valor dos produtos

Saber quanto vale uma lata de atum, ou um pacote de arroz, é fundamental para poupar no supermercado, pois com este conhecimento vai poder aperceber-se do que é e não é um bom negócio. 

Veja também: