Nélson Costa
Nélson Costa
02 Jul, 2020 - 17:47

Poupar nos dados móveis: 6 dicas para ter internet até ao fim do mês

Nélson Costa

Está sempre a navegar? Apresentamos-lhe seis dicas para poupar nos dados móveis e não chegar ao final do mês sem internet.

poupar nos dados móveis

A maioria dos pacotes de telecomunicações disponibilizados pelas operadoras no mercado nacional inclui chamadas, sms e dados móveis. Mas nem todos os tarifários permitem um tráfego ilimitado. Se é o seu caso, saber como poupar nos dados móveis é algo que lhe deve interessar.

Dependendo do plano contratado e do tipo de utilização que faz da internet, os dados móveis podem facilmente esgotar-se e implicar custos adicionais (nem sempre apelativos) se quiser continuar a navegar.

Para evitar dores de cabeça, o melhor mesmo é fazer um consumo moderado dos seus dados móveis e adotar estratégias que lhe permitam chegar ao fim do mês com internet. Deixamos-lhe seis sugestões.

Como poupar nos dados móveis: 6 coisas a ter em conta

1. Desligue quando não precisa

A primeira medida é óbvia, mas muitas vezes ignorada. Para poupar nos dados móveis desligue no seu smartphone a opção 3G/4G, ou seja, mantenha, por defeito, a ligação de dados desligada, ligando apenas quando necessita. Tem também a vantagem de ajudar a impedir outro hábito recorrente entre os usuários: a utilização de dados móveis mesmo quando está disponível uma rede Wi-Fi.

2. Utilize uma app de gestão de dados

Recorra a apps que o ajudam a gerir a quantidade de dados móveis que está a consumir. Entre outros exemplos, destacam-se o Opera Max e o My Data Manager. Duas aplicações que lhe permitem saber quanto está a gastar, se está a gastar demais em alguma app (desnecessariamente) e saber o que fazer para poupar.

3. Fotografias? Espere pelo wi-fi

As câmaras dos telemóveis estão cada vez melhores e a sua utilização para fotos e vídeos massificou-se. No entanto, a qualidade também implica maior consumo de dados para fazer o upload das fotos e vídeos e colocá-los nas redes sociais.

A solução é não o fazer através de dados móveis e esperar para quando tiver acesso a uma rede Wi-Fi. Se tiver mesmo de o fazer, opte por gravar o ficheiro numa resolução menor (menor qualidade, menor consumo de dados).

4. Limite o uso em segundo plano

Limite o uso em segundo plano (de dados móveis) de algumas apps. Mesmo quando não as está a utilizar, existem apps que consomem dados. A solução para poupar (além de desligar os dados móveis) passa por limitar a atualização em segundo plano (nas definições do smartphone) das apps de que não precisa receber notificações. Diretamente em algumas aplicações é também possível definir que as mesmas só podem atualizar quando ligadas a uma rede Wi-Fi.

5. Descarregue em wi-fi

Serviços como streaming (vídeos ou música) ou mapas GPS consomem uma grande quantidade de dados. Utilize-os apenas quando tem acesso a uma rede Wi-Fi ou opte por descarregar tudo o que for possível, através de Wi-Fi, e depois use a funcionalidade offline (possível, por exemplo, no Google Maps).

6. Evite publicidade em excesso

Evite a utilização de aplicações com publicidade excessiva. Algumas apps, particularmente gratuitas, fazem constantes uploads e downloads através da publicidade mostrada, sendo que esta implica uma maior utilização de dados móveis. Evite essas aplicações e/ou bloqueie anúncios e ‘pop-ups’.

Veja também

Artigos Relacionados