6 dicas para poupar nos dados móveis

Apresentamos-lhe seis dicas para poupar nos dados móveis e não chegar ao final do mês sem internet.

6 dicas para poupar nos dados móveis
Saiba gerir a internet no telemóvel

A maioria dos pacotes de telecomunicações disponibilizados pelas operadoras no mercado nacional inclui chamadas, sms e dados móveis. Quanto maior for o número de dados móveis disponíveis, maior a quantidade de dados e mais rápido é o acesso à internet. De acordo com os dados móveis disponíveis, e a quantidade e tipo de utilização dos usuários, estes podem terminar e implicar custos adicionais (nem sempre apelativos) sempre que acede à internet pelos dados móveis. Conheça seis dicas para poupar nos dados móveis.

6 dicas para poupar nos dados móveis

1. Desligue quando não precisa

A primeira medida é óbvia, mas muitas vezes ignorada. Desligue no seu smatphone os dados 3G/4G, ou seja, mantenha, por defeito, a ligação de dados desligada, ligando apenas quando necessita. Tem também a vantagem de ajudar a impedir outro hábito recorrente entre os usuários: a utilização de dados móveis mesmo quando está disponível uma rede Wi-Fi.

2. Apps de gestão de dados

Recorra a apps que o ajudam a gerir a quantidade de dados móveis que está a consumir. Entre outros exemplos, destacam-se o Opera Max e o My Data Manager. Duas aplicações que lhe permitem saber quanto está a gastar, se está a gastar demais em alguma app (desnecessariamente) e saber o que fazer para poupar.

3. Fotografias? Espere pelo wi-fi

As câmaras dos telemóveis estão cada vez melhores e a sua utilização para fotos e vídeos massificou-se. No entanto, a qualidade também implica maior consumo de dados para fazer o upload das fotos e vídeos e colocá-los nas redes sociais.

A solução é não o fazer através de dados móveis e esperar para quando tiver acesso a uma rede Wi-Fi. Se tiver mesmo de o fazer, opte por gravar o ficheiro numa resolução menor (menor qualidade, menor consumo de dados).

4. Segundo plano

Limite o uso em segundo plano (de dados móveis) de algumas apps. Mesmo quando não as está a utilizar, existem apps que consumem dados. A solução (além de desligar os dados) passa por limitar a atualização em segundo plano (nas definições do smartphone) das apps de que não precisa receber notificações. Diretamente em algumas aplicações é também possível definir que as mesmas só podem atualizar quando ligadas a uma rede Wi-Fi.

5. Descarregue em wi-fi

Serviços como streaming (vídeos ou música) ou mapas GPS consomem uma grande quantidade de dados. Utilize-os apenas quando tem acesso a uma rede Wi-Fi ou opte por descarregar tudo o que for possível, através de Wi-Fi, e depois use a funcionalidade offline (possível, por exemplo, no Google Maps).

6. Evite publicidade em excesso

Evite a utilização de aplicações com publicidade excessiva. Algumas apps, particularmente gratuitas, fazem constantes uploads e downloads através da publicidade mostrada, sendo que esta implica uma maior utilização de dados móveis. Evite essas aplicações e/ou bloqueie anúncios e ‘pop-ups’.

Veja também: