6 dicas para poupar nos presentes de casamento

Foi convidado para um casamento, mas não quer gastar muito dinheiro? Temos algumas dicas infalíveis para poupar em presentes de casamento.

6 dicas para poupar nos presentes de casamento
Saiba como pode poupar alguns euros e fazer “boa figura”

Os casamentos são dias de festa e celebração, não só para os noivos, mas também para os convidados. E se para os convidados é um honra fazer parte deste dia, não há como negar que todos os preparativos em torno dos casamentos ficam caros.

Desde a roupa, ao cabeleireiro, deslocação e/ou estadia, participação em atividades do casamento (como as despedidas de solteiro) e claro, o presente. E este último é sempre um dilema. Poupar nos presentes de casamento parece uma missão impossível, mas não é!

Nos dias que correm é muito habitual oferecer dinheiro aos noivos como presente de casamento. A regra neste caso é simples: cada convidado tem por base o preço médio por pessoa na recepção e, por norma, acrescenta um pouquinho mais.

Claro que é a solução mais simples e prática (e que dará muito jeito aos noivos), mas também é certo que para uma família mais numerosa será muito dispendioso.
Para evitar que isso aconteça, só precisa de usar um pouco de imaginação e criatividade e pode poupar alguns euros e, ainda, fazer boa figura junto dos noivos. Como? Simples. Basta seguir algumas dicas que reunimos para si e que o vão ajudar a poupar nos presentes de casamento, sem colocar em causa a qualidade e o bom gosto da sua oferenda.

Poupar nos presentes de casamento: 6 dicas eficazes

1. Use a lista de casamento (se ela existir)

Começa a ser cada vez mais frequente os noivos criarem uma lista de casamento. Portanto, pergunte aos noivos se têm lista de casamento, caso tenham, opte por algo desta lista. Assim, além de ter a vida facilitada porque já sabe de antemão o que os noivos querem, ainda tem mais possibilidades de escolha e de preço.

Por norma, as lojas que possibilitam a criação destas listas não são propriamente as mais baratas, mas as listas são constituídas por itens de preços variados. Portanto, averigue se os noivos têm lista de casamento e analise-a com atenção para encontrar um presente dentro do seu orçamento.

2. Não deixe para a última hora

Este é o pior erro que pode cometer, principalmente se pretende usar a lista de casamento. Se for esse o caso e se pretende mesmo poupar nos presentes de casamento, o ideal é que seja dos primeiros a analisar a lista e a comprar o presente que pretende oferecer, para poder escolher entre os itens mais económicos.

Quanto mais tempo deixar passar, maior será a probabilidade de esses mesmos itens mais baratos já terem sido comprados por outros convidados. Porque sim, haverá mais pessoas a quererem poupar nos presentes de casamento.

3. Divida os custos

Se foi convidado para um casamento juntamente com familiares próximos ou um grupo de amigos pode optar por juntar-se com esse grupo e, juntos, oferecerem um presente mais caro e que os noivos realmente queiram muito (como por exemplo uma televisão, ou até mesmo a lua-de-mel, se conseguirem juntar um bom número de pessoas).

Ao fazê-lo, vão dividir os custos entre todos e o valor que cada um tem a pagar será relativamente mais baixo, permitindo-lhe economizar bastante e vai agradar (certamente) bastante os noivos.

3. Pergunte aos noivos

Não se iniba de perguntar aos noivos o que lhes faz falta. Desta forma, vai ter algumas ideias dadas pelos mesmos e assim pode dirigir-se a várias lojas, para fazer prospecção de mercado e escolher a mais barata. Assim, não só compra algo que os noivos querem, como ainda fica dentro do seu orçamento.

4. Ofereça os seus serviços

É DJ, fotógrafo, organizador de eventos, florista, pasteleiro, animador infantil ou trabalhar em qualquer outro serviço que os noivos vão ter que contratar para o casamento? Então pode oferecer os seus serviços aos noivos.

Desta forma, vai dar um contributo importante para a festa, poupar dinheiro nos presentes de casamento e – melhor ainda – ajudar os noivos a poupar dinheiro na organização da festa. Além disso, o valor emocional dum presente deste género fica na memória para todo o sempre, ao contrário do dinheiro ou outro presente físico que possa dar.

5. Ponha mãos à obra e DIY

Os presentes “Do It Yourself” estão na moda e também podem ser uma opção para presentes de casamento. É óbvio que não basta fazer uma vela ou algo semelhante, mas se tiver jeito para as artes pode oferecer algo muito criativo e sentimental aos noivos.

Pode oferecer um quadro ou retrato dos noivos ou algo que os noivos gostem de coleccionar e que diga algo da sua relação com eles. Se não tiver jeito para isso, pode sempre “encomendar” a algum amigo ou conhecido que possa desenvolver o presente de acordo com as suas indicações e que, certamente, lhe fará um preço acessível.

6. Ofereça a diferença

Pergunte aos noivos se já sabem onde passarão a noite de núpcias e pondere oferecer uma noite num hotel. Consiga a chave da casa dos noivos, ou combine com a família e surpreenda-os, por exemplo encher o frigorífico ou a dispensa dos noivos é uma ideia muito gira e que será, por certo, apreciada.

Seja criativo e poupe nos presentes de casamento!

Oferecer dinheiro pode ser a opção mais simples e mais prática, mas não deixará uma marca. Com estas dicas, além de poupar nos presentes de casamento, ainda vai oferecer algo que pode valer mais do que um envelope com dinheiro.

Veja também:

Continuar a Ler