Poupar ou investir?

Os conceitos investir e poupar estão muitas vezes associados e é importante saber as diferenças para tomar melhores decisões. Saiba como com os nossos conselhos.

Poupar ou investir?
Antes de investir poupe e constitua o seu fundo de emergência

Os conceitos de poupança e de investimento costumam gerar alguma confusão. Muitas vezes falamos de poupança quando na prática nos referimos ao investimento e vice-versa. Estes dois conceitos são semelhantes mas complementares, pelo que convém perceber as diferenças de modo a aumentar o sucesso da nossa estratégia financeira.
 
 

O que significa poupar?

Poupar é deixar de gastar hoje para gastar no futuro. Este adiamento de consumo poderá ser remunerado mas normalmente as taxas de retorno que se espera da aplicação do dinheiro são baixas. Na prática, a poupança está associada à redução de endividamento ou à aplicação do dinheiro em depósitos a prazo ou certificados de aforro.
 

O que significa investir?

Investir implica a participação em mercados financeiros ou a participação em projetos financeiros/empresariais com algum risco. Falamos da rentabilização da poupança, com risco, e numa perspetiva mais estruturada.
 

Antes de investir tem de poupar!

Para poder investir tem de deixar de consumir. Ou seja, tem de poupar. Sugerimos sempre que poupe o equivalente financeiro a 3-4 meses de consumo de modo a garantir a sua segurança. Chamamos a este facto a criação de um fundo de emergência.
 

Antes de investir veja se vale a pena amortizar créditos!

Muitas pessoas cometem o erro de investir o seu dinheiro ao mesmo tempo que têm ativo um conjunto de créditos com taxas muito elevadas (por vezes até cartões de crédito). Este fenómeno não tem qualquer lógica financeira, pelo que sugerimos que analise. Veja também: amortizar crédito compensa?
 

Devo fazer um depósito a prazo ou devo amortizar o meu crédito habitação?

Uma pergunta que muitas pessoas se colocam e que está associado ao ponto anterior. Para responder deverá comparar a taxa de juro do seu crédito habitação (EURIBOR+SPREAD) com a taxa de retorno do seu depósito depois de pagos os impostos (terá de retirar 28% do lucro para entregar ao Estado). A matemática será:
 
Taxa de juro * 0.72 = Taxa líquida do Depósito
 

Poupar Vs. Investir

Quer se decida por investir o seu dinheiro em produtos arriscados ou poupar em produtos sem risco, deverá sempre procurar toda a informação disponível. Para tal, sugerimos uma consulta regular ao E-konomista pois é nosso objetivo divulgar toda a informação que necessita para tomar decisões de sucesso!
 
Faça o seu fundo de emergência e decida se vale mais a pena poupar ou investir as suas poupanças. Conheça as diferenças e veja se vale a pena amortizar o seu crédito habitação.
 
Leia também: