8 dicas para poupar protetor solar

Quando está bom tempo, quase toda gente pensa em ir à praia. Saiba como poupar protetor solar, que é um custo associado a este programa.

8 dicas para poupar protetor solar
Não pense duas vezes: proteja a sua pele da exposição solar

Os protetores solares não são necessariamente baratos, mas são necessários. É imperativo proteger a sua pele, por isso não hesite. Mas para que não lhe pese tanto no bolso, descubra como pode poupar protetor solar.

Como poupar protetor solar

É simples. Basta ter alguns cuidados e vai ver como não é difícil poupar protetor solar. Não vale não usar, porque assim ele dura, mas a sua pele é que acaba por pagar a conta. Veja antes como com pequenos cuidados consegue poupar protetor solar.

1. Abuse da sombra

Sim, um dos grandes objetivos da ida à praia é ganhar um belo bronze. Mas isso não significa que deva massacrar a sua pele. Por isso, para poupar protetor solar, deixe-se ficar à sombra, pelo menos nas horas de maior calor.

2. Colocar protetor depois do banho

Se é o tipo de pessoa que quando chega à praia vai logo à água, aplique o protetor solar quando vier do banho. Assim, não “perde” o protetor na água, o que o obrigaria a voltar a colocar nova camada.

3. Usar um fator de proteção mais elevado

Quanto mais elevado é o fator de proteção solar, mais tempo o sol demora a penetrar na pele e a queimá-la. Assim, quanto maior for o fator de proteção, com menos frequência precisará de “retocar” o protetor. Acaba por poupar protetor solar por não ter que o aplicar tantas vezes ao longo do dia, para além de que fica descansado durante mais tempo.

4. Compre um protetor que não seja demasiado espesso

A consistência do protetor pode definir se vai ou não poupar protetor solar. Os formatos em spray são, normalmente, mais pequenos do que os cremes.

Para além do tamanho da embalagem, há a agravante de termos a tendência de utilizar mais quantidade do que a que é realmente necessária. Se acha que controla melhor e faz durar mais tempo um protetor em formato de creme, não arrisque o spray. Por outro lado, alguns sprays têm a vantagem de poder ser aplicados no cabelo, que também precisa de ser protegido do sol.

protetor solar fps sol praia calor verão

5. Escolha os alimentos estrategicamente

Alguns alimentos ajudam a proteger a pele da ação solar. Consumir esses alimentos não exclui a necessidade de utilizar protetor solar, mas acompanha o protector. Alguns alimentos que ajudam a proteger a pele do sol são:

  • Amêndoa
  • Cenoura
  • Goiaba
  • Cacau
  • Linhaça
  • Espinafre
  • Tomate
  • Castanha do Pará (ou do Brasil)
  • Salmão
  • Espargo
  • Batata doce
  • Chá verde
  • Kiwi

6. Atenção à validade do protetor

Às vezes fazemos tão pouca praia que o protetor acaba por ficar de um ano para o outro. Mas se a validade terminar entre uma época balnear e outra não lhe serve de muito, porque acaba por deitá-lo fora. Para poupar protetor solar, verifique sempre a sua validade e tente comprar o que a tiver mais longa, para poder usar o mesmo de um ano para o outro.

7. Espalhe bem o protetor

Outra forma de poupar protetor solar é espalhando-o bem. Parece óbvio, mas algumas pessoas são um pouco descuidadas e não espalham bem o protetor. Isso faz com que daí a pouco tempo sinta necessidade de voltar a aplicar nas zonas onde não tinha colocado protetor suficiente. Esteticamente também não é bonito, porque vai ficar às manchas!

8. Compre protetor em promoção

É normal que as superfícies comerciais façam promoções a antecipar as épocas do ano que se seguem. Mesmo que ainda faltem alguns meses para o verão, se encontrar um bom protetor em promoção, compre. É menos uma despesa que terá quando chegarem as férias. Mas também são feitas promoções de protetores durante o próprio verão, por isso, quando o seu estiver para terminar, vá fazendo umas visitas ao supermercado e verifique sempre as zonas dos produtos em promoção. Pode ser que tenha sorte.

Agora que já sabe tudo sobre como poupar protetor solar já pode aproveitar o verão de forma consciente, mas sem desperdícios!

Veja também: