Publicidade:

Poupe dinheiro e saúde ao confecionar estes alimentos em casa

Há alimentos que pode confecionar em casa, de forma simples, e que o irão ajudar a poupar dinheiro e a alimentar-se de forma mais saudável. Veja os nossos exemplos.

Poupe dinheiro e saúde ao confecionar estes alimentos em casa
Poupa dinheiro e a sua saúde

Poupar dinheiro, saúde e ingerir alimentos com muito sabor… Uma combinação irresistível, não é?

É verdade que, por norma, por ser rápido e estar ali à mão, optamos por comprar quase todos os alimentos no supermercado. Porém, se nos detivermos a ler os rótulos de alguns desses produtos, facilmente percebemos que não são a melhor opção para a saúde, uma vez que contêm muito sal, açúcar, gordura, por exemplo. E, para piorar, por vezes também não são a melhor opção para a carteira.

Há realmente alguns produtos e snacks que estão na moda, como as manteigas de frutos secos, as granolas e as frutas desidratadas, entre outros, e a verdade é que poupa se confecionar estes alimentos em casa, mas há mais exemplos. Confira alguns deles.

Alimentos para confecionar em casa

1. Manteigas

manteiga

Pode conseguir deliciosas manteigas feitas em casa, com a vantagem de serem mais saudáveis e de ainda lhes poder dar um cunho pessoal, como acrescentar uma especiaria do seu agrado ou um qualquer ingrediente de que goste.

Atualmente, e numa breve pesquisa na internet, encontra facilmente receitas de manteiga de amendoim, amêndoa, sésamo, mas também manteiga de alho e de ervas.

Há inúmeras receitas caseiras para fazer manteiga de forma tradicional e também para fazer, por exemplo, manteiga vegetal na Bimby ou em equivalentes robôs de cozinha.

2. Fruta desidratada

fruta desidratada

Este snack parece ter vindo para ficar, mais ainda porque agora o podemos encontrar sem adição de açúcar, de diferentes marcas e também de marcas brancas. Para petiscar entre refeições ou para enriquecer misturas de frutas e iogurte, granolas, etc.

Todavia, uma embalagem com poucos gramas de fruta desidratada não é propriamente barata. A boa notícia é que, reunindo as condições, pode fazer fruta desidratada em casa, como maçã, ananás, pêra, morangos, entre outras frutas. Uma vez mais, há receitas para todos os gostos, para fazer no forno (de preferência com ventilação) e também no microondas.

3. Croutons/Pão de alho e ervas

croutons

Neste tópico pode poupar duplamente, reaproveitando pão que está a ficar seco para preparar uns belos croutons com azeite, alho, especiarias. Os croutons são ótimos para adicionar a saladas, sopas e outros pratos e confecionam-se de forma muito rápida. Basta um forno quente e pão com azeite e as suas especiarias e/ou ervas favoritas.

O pão de alho também tem muitos fãs e não precisa de o comprar congelado para fazer em casa. Uma vez mais, basta um forno quente, pão, azeite e alho ou uma manteiga de alho e ervas (que também pode ser feita em casa). Se preferir, pode enriquecê-lo com queijo ralado, fiambre, bacon, tomate cereja… Dê largas à imaginação e consiga alimentos deliciosos.

4. Compotas e chutneys

compota

Mais uma vez, pode poupar duplamente… a sua saúde, porque pode reduzir as quantidades de açúcar a usar se fizer compotas caseiras, por exemplo. E pode ainda poupar se aproveitar fruta que está a ficar madura ou tem em excesso, não dando lugar a desperdícios.

Estes são apenas alguns exemplos que mostram que poupa se confecionar estes alimentos em casa, pode poupar dinheiro e vai com certeza comer de forma mais saudável, mas há muitas outras possibilidades como:

E a listagem não acabaria. Pela sua saúde, e pela saúde da sua carteira, opte por escolher os produtos mais saudáveis no supermercado e passe a confecionar os outros em casa.

Veja também: