Já são mais de 300 as praias com Bandeira Azul em Portugal

Junho marca o início da época balnear e com ele o hastear das Bandeiras Azuis. 

Já são mais de 300 as praias com Bandeira Azul em Portugal
De norte a sul do país, 314 praias com Bandeira Azul

Ao longo das últimas três décadas repete-se o ritual de norte a sul da nossa orla costeira e a verdade é que cada vez há mais praias portuguesas com Bandeira Azul.

Este ano, ao atingir o número recorde de 314, pela primeira vez o nosso país ultrapassou a barreira das 300 praias com Bandeira Azul. Foram mais 15 as praias galardoadas este ano em relação ao ano transato, espalhadas pelas cinco regiões de turismo do continente e ainda as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.


Mais praias com bandeira azul de Caminha às Ilhas

No trigésimo aniversário da Bandeira Azul, Portugal viu cerca de 55% das suas praias receberem a distinção, o que coloca Portugal, com 314 praias com bandeira azul, na 5.ª posição atrás da Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379). 

Das 314 praias, 292 são em praias costeiras, enquanto as restantes 22 são em praias fluviais, 314 praias distribuídas por 86 concelhos. Além das praias, foram ainda distinguidas 17 marinas e portos de recreio, mais duas que em 2015.

Com 88 praias com bandeira azul, o Algarve continua a ser a região mais premiada do país, conseguindo mais três distinções que em 2015. O Norte com 69 (mais quatro que o ano passado), a região do Tejo com 52 (menos duas), os Açores com 34 (mais três), o Centro com 32 (mais cinco), o Alentejo 27 (mais uma) e a Madeira com 12 (mais uma) foram as restantes regiões premiadas com praias com bandeira azul.

A Praia de Mira conseguiu pelo 30.º consecutivo a atribuição da bandeira azul, tornando-se a única praia do Mundo a ter recebido bandeira azul desde a primeira edição. Com 26 praias com bandeira azul, Albufeira é o concelho com mais galardões. 



Programa Bandeira Azul: há 30 anos a premiar qualidade

O Programa Bandeira Azul premeia anualmente as praias, marinas e portos de recreio de diversos países europeus que cumpram um rol de critérios de segurança e conforto, informação e sensibilização ambiental, assim como um conjunto de normas ambientais.  

Aqui poderá consultar mais detalhadamente a lista das 314 praias com Bandeira Azul, assim como as 17 marinas e ou portos de recreio galardoas pela Associação da Bandeira Azul Europeia e descobrir qual a que fica mais próxima da sua área de residência. 
Hotéis, apartamentos e quartos junto às melhores praias do país, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: