Publicidade:

6 locais imperdíveis para praticar desportos radicais em Portugal

Se gosta de levar a diversão ao extremo, esta lista é para si! Descubra aqui 6 locais fantásticos para a prática de desportos radicais em Portugal.

6 locais imperdíveis para praticar desportos radicais em Portugal
Se é um amante do perigo e da emoção, temos sugestões para si

Apaixonado por aventura? Então, chegou ao sítio certo. Vai adorar descobrir meia dúzia de opções de espaços para praticar desportos radicais em Portugal.

Cada vez mais pessoas desejam praticar desportos radicais, o que tem levado a um aumento exponencial da sua popularidade e dos locais onde podem ser encontrados. Se é uma dessas pessoas que procura sempre novos desafios e para as quais a vida é feita de picos de adrenalina e emoções fortes, então este artigo é para si. Vamos dar-lhe a conhecer 6 locais em Portugal onde é possível praticar vários desportos radicais, sempre com respeito absoluto pelo ambiente e obedecendo às mais restritas normas de segurança. Siga-nos!

Locais para praticar desportos radicais em Portugal


desportos radicaisFonte: Pixabay/gjbmiller

1. PENA AVENTURA PARK – VILA REAL

O Pena Aventura Park é um parque de atividades lúdicas e de desportos de aventura, que pretende assegurar às pessoas um contacto profundo com a natureza, proporcionando-lhes simultaneamente sensações puras de liberdade e adrenalina.

Trata-se de um espaço com 16 hectares onde, para além das inúmeras infraestruturas dedicadas aos desportos radicais, pode ainda contar com bungalows, um hotel praticamente novo, uma área comercial, um restaurante panorâmico e muitas outras comodidades. Despedidas de solteiro, teambuildings, viagens de finalistas ou simplesmente escapadinhas são algumas das atividades específicas desta empresa.

Este parque privilegia a conservação do ambiente e a segurança e bem-estar comuns, pelo que além de áreas de fumadores espalhadas por todo o parque, pode ainda contar com uma equipa de profissionais devidamente qualificados. Com um EcoPark Azibo recentemente criado, é possível viver momentos de descoberta únicos em grupo ou em família num espaço de excelência natural e diversificado no contexto da biodiversidade – o Azibo, concelho de Macedo de Cavaleiros.

Desportos radicais/de aventura disponibilizados

  • Ar – voo noturno; salto negativo; fantasticable; fantasticable duplo; slide.
  • Águacanyoning; caminhada aquática; rafting; canoa raft; canoagem;
    paddleboarding.
  • Terra – escalada; percurso aventura; segway X2 tour; minigolfe; crazy kart;
    roteiros culturais.
  • Fogoalpine coaster; tiro ao alvo; paintball.

Além de todas estas atividades, tem ainda ações específicas para os mais pequeninos, pelo que aqui todos têm algo direcionado!

2. TURNAUGA – SEVER DO VOUGA

Este parque pretende promover um contacto privilegiado e salutar com a natureza, tendo por isso especial cuidado com a seleção dos locais em que as atividades são praticadas: além de terem de ser singulares na sua beleza e características naturais, devem também ser perfeitamente adequados a cada uma delas.

A equipa de profissionais Turnauga é altamente especializada e tem um conhecimento profundo das atividades que propõe, resultante da prática e da formação contínua a que é sujeita. A funcionar desde 1997, continua a ser um dos locais privilegiados pelos amantes de desportos radicais em Portugal.

Desportos radicais/de aventura disponibilizados

  • Ar – salto tandem.
  • Água – canoagem; rafting; canyoning; passeios de barco semi rígido.
  • Terra – atividades com cordas; BTT; TT; torre de aventura; karting; percursos
    pedestres; todo-terreno; torre de aventura.
  • Fogopaintball.
  • Todos – triatlo.

Além de todas estas atividades, o Turnauga organiza festas de aniversário, encontros de empresa, despedidas de solteiro, entre outros.

kartFonte: Pexels/alex-andrews

3. MELGAÇO RADICAL – MELGAÇO

A Melgaço Radical é uma associação jovem e alternativa que, aproveitando as condições naturais de excelência proporcionadas pelo concelho, promove a realização de eventos baseados nas atividades radicais. A sua forte aposta é na proatividade, na segurança, no conforto e em elevados níveis de qualidade.

A equipa de profissionais da Melgaço Radical distingue-se pelo dinamismo e espírito radical, associados à promoção da segurança e à procura do contacto com a natureza.

Desportos radicais/de aventura disponibilizados

  • Arslide; rappel; saldo pendular; parapente.
  • Água rafting; ecorafting; rafting 4 kids; canoagem; canoagem em águas
    bravas; hidrospeed; canyoning; caminhada aquática; mergulho; passeios de
    catamarã.
  • Terra – pedestrianismo; orientação; hipismo; passeios TT; BTT; kartcross.
  • Fogopaintball; tiro desportivo; tiro com arco.

O ideal para desfrutar de todos estes desportos radicais em Portugal será passar pelo menos uma noite em Melgaço. Existem uma série de parceria com estabelecimentos próximos do parque, e disponibiliza um parque de campismo renovado nas Termas.

4. DIVERLANHOSO – PÓVOA DE LANHOSO

Um dos maiores parques de aventura da Europa e o maior da Península Ibérica, a Diverlanhoso oferece 170 hectares de espaço verde, uma paisagem fabulosa e uma ampla gama de ofertas no âmbito dos desportos radicais. Além disso, aqui vai poder usufruir de um restaurante com uma deliciosa gastronomia minhota, acomodações em madeira que se integram de forma quase orgânica na montanha, uma simpática piscina, salas multiusos e muitas outras valências.

A sua equipa é composta por técnicos especializados, assegurando a total segurança e bem-estar dos praticantes, bem como uma preocupação com os mais pequenos detalhes na preparação de todas as aventuras.

Desportos radicais/de aventura disponibilizados

  • Arbungee jumping; rappel suspenso; pêndulo; slide; salto de trapézio.
  • Água – caminhada aquática; iniciação à canoagem; canoagem; canyoning;
    rafting; soft rafting; piscina.
  • Terra – equitação; via ferrata; BTT; escalada; roller ball; pontes suspensas;
    TT; mina-labirinto; orientação; golfe da montanha; caça ao tesouro; diver kids.
  • Fogopaintball; tiro ao alvo; esquadrão da tinta.

Resumindo, estamos a falar de mais de 50 atividades espalhados por um verdadeiro Parque Temático de desportos radicais em Portugal! Com uma área de campismo, consegue desfrutar de uns bons dias de aventura.

desportos radicaisFonte: Unsplash/ljubljana1

5. LATITUDE 41

A Latitude 41 é uma empresa especializada na prática de desportos radicais ao ar livre, cujo espírito dinâmico e irreverente tem assegurado um crescimento sustentado e inovador na zona metropolitana do Porto.

Constituída por uma equipa de professores licenciados em Desporto e Educação Física pela FADEUP com especialização em Atividades de Ar Livre, contam com mais de 15 anos de serviço.

Desportos radicais/de aventura disponibilizados

  • Águacanyoning.
  • Terra – escalada; trekking.
  • Fogopaintball.

6. DESPORTOS RADICAIS “AVULSO”

Como última opção, sugerimos não um local propriamente dito, mas uma forma de oferecer estas atividades. A Odisseias disponibiliza uma série de voucher e packs de oferta com diferentes programas de desportos radicais em Portugal. Bungee jumping, salto tandem, condução de carro desportivo, pilotagem de avião são apenas algumas das ofertas disponíveis, com alternativas para todos os bolsos e carteiras.

Veja também: