AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Pré requisitos: o quê, como e para quem?

Aproxima-se o momento de se candidatar ao ensino superior e verificou que o curso que quer exige a apresentação de pré requisitos? Explicamos-lhe tudo!

Pré requisitos: o quê, como e para quem?
Tudo o que precisa saber sobre os pré requisitos do ensino superior

O que são os pré requisitos?

Os pré requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Por outras palavras, a admissão a alguns cursos superiores exige que o candidato comprove que reúne todas as condições (por exemplo, um curso superior na área do Desporto pode exigir que o candidato realize provas de aptidão física) através da prestação de provas.



Como sei se tenho que apresentar pré requisitos à faculdade a que quero concorrer?

Para saber se o curso a que pretende candidatar-se exige a prestação de provas de pré requisitos, deverá consultar a instituição de ensino onde pretende vir a frequentar o curso.

Isto, porque cabe a cada instituição de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré requisitos e fixar o conteúdo dos mesmos.



A minha candidatura pode ser excluída com base nos pré-requisitos?

Sim! Os pré-requisitos podem ser:
  • eliminatórios
  • utilizados apenas para efeitos de seriação de candidatos
Tal significa que os pré-requisitos podem ser motivo de exclusão da candidatura ou podem influenciar o lugar em que cada candidato é colocado no acesso ao curso.



Quando tenho que fazer a minha inscrição?

Pode consultar o cronograma para o ano lectivo 2016/2017 aqui!



Quando é feita a avaliação das minhas provas de pré requisitos?

  • Pré requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional (Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z):
Estas provas serão certificadas através da “Ficha Pré-Requisitos”, emitida pela instituição onde forem realizadas as provas e assinalada no formulário que irá utilizar quando realizar a sua candidatura online.
 
  • Pré requisitos que não exijam provas de aptidão física, funcional ou vocacional e que sejam de comprovação meramente documental (Grupos A, B, D, E, F, Q, U e X.):
Estas provas são entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.



Quero concorrer a curso que exige pré requisitos através de atestado médico

Para comprovação dos pré requisitos dos Grupos que exigem a apresentação de atestado médico (pré requisitos dos grupos A, B, E, F, Q, U e X) ou auto-declaração (pré requisito do grupo D) não é necessária a inscrição, devendo os documentos comprovativos ser entregues pelo candidato no acto da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que o exige, caso o estudante ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição.

São considerados válidos os atestados médicos comprovativos da satisfação destes pré requisitos que tenham data posterior à Deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) aprovada anualmente.
Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: