4 prendas de batizado a evitar

As prendas de batizado são sempre algo que preocupa os convidados, pois nem sempre é fácil decidir o que oferecer. Veja o que deve evitar.

4 prendas de batizado a evitar
Ponha de lado a falta de originalidade

As prendas de batizado a evitar são aquelas que, de tão tradicionalmente oferecidas, se tornam enfadonhas e sem graça. Num tempo em que a oferta em termos de mercado para prendas originais é tão grande, ou mesmo em que temos ao nosso dispor todos os materiais para conseguirmos elaborar presentes originais, será melhor evitar aqueles objetos antiquados que já não surpreendem ninguém.


Prendas de batizado a evitar: fora com os presentes repetidos

Os presentes mais tradicionais tendem a ser sempre oferecidos em todos os batizados e por isso corremos sempre o risco de oferecer algo repetido, algo constrangedor e desagradável.


Pulseirinhas

Embora se possa alegar que as joias são sempre uma prenda com valor a verdade é que, no fim da festa, o bebé acaba por acumular uma série de pulseirinhas em ouro, talvez com um pendente em forma de coração ou trevo da sorte, que nunca serão usadas. E o pior é que, um dia mais tarde, mesmo servindo como recordação, já ninguém se lembra quem ofereceu qual, de tão parecidas que costumam ser. Se optar por uma joia, tente torná-la original, personalizando-a ou fazendo com que possa ser usada quando a criança for mais velha.



Bíblias

A bíblia é um presente muito tradicional nos batismos, pois simboliza a benção que é dada ao bebé neste dia. Embora seja uma prenda útil na educação religiosa, a verdade é que as crianças não costumam achar-lhe muita piada e tendem a arrumá-la bem longe da vista, o que faz dela uma da prendas de batizado a evitar. Por isso, se optar por oferecer uma bíblia, escolha uma edição infantil e ilustrada que possa, de alguma forma, cativar o interesse da criança pelas questões religiosas.



Mantas

Outros dos presentes muito comuns em batizados são as mantinhas. Aliás, este é um presente tradicional para qualquer bebé, pelo que o mais certo é que a criança já tenha uma coleção de mantas em várias cores e tecidos, com diversos padrões ou motivos bordados ou impressos. A certa altura, é impossível ter tempo para usar tantas mantas e sabemos bem que as mães, e até mesmo os bebés, acabam por preferir duas ou três e não usam as outras. Assim, esta é mesmo uma prenda a evitar, mesmo que seja completamente personalizada.



Talheres em prata

Os talheres em prata sempre foram um presente tradicional de batizado e são na verdade peças com valor e que se podem considerar bonitas. No entanto, não têm grande utilidade, acabam por ficar arrumadas e, quando as vamos rever, alguns anos mais tarde, estão invariavelmente oxidadas e manchadas e ainda nos dão o trabalho e/ou despesa de as limpar.

Se vai a um batizado em breve, não se esqueça de ter em conta estes alertas de prendas de batizado a evitar e aproveite para espreitar as nossas sugestões de presentes de batizado originais.

Veja também: