5 dicas essenciais para preparar o carro para viajar

Com as férias à porta, prepare o carro para viajar. A preparação deve ser feita umas semanas semanas antes, para que tenha tempo de resolver todos os problemas.

5 dicas essenciais para preparar o carro para viajar
Prepare o carro para viajar em segurança

Seja para férias ou trabalho, o carro continua a ser um dos meios de transporte mais utilizados pelos portugueses, não só pelo facto de ser útil mas também pela liberdade de deslocação que nos permite. Se está a pensar fazer uma longa viagem nas férias, então prepare o carro para viajar em segurança e com todo o conforto.

Por mais fácil que lhe pareça, a preparação do carro para viajar exige alguns procedimentos que deve ter em conta. Até porque não se pode esquecer de que vai passar algumas horas dentro do seu carro para chegar ao destino de férias e, provavelmente, vai entrar em países onde a legislação em vigor é diferente da portuguesa.

Para que tudo corra sobre rodas deixamos alguns conselhos sobre como preparar o carro para viajar sem imprevistos. Mas não se esqueça: esta preparação deve começar a ser feita  entre duas a quatro semanas antes da data de partida para que tenha tempo de alterar alguma peça ou fazer alguma alteração no seguro.

5 dicas para preparar o carro para viajar

1. Revisão e um ‘check-up’ ao carro

Saber se o seu carro está a funcionar em perfeitas condições é a primeira tarefa a executar. Faça-o com antecedência, duas a quatro semanas antes, pois se tiver de mudar algum componente automóvel vai ter tempo de o fazer antes da data da viagem.

Confira no livro de revisões para saber qual a data da próxima revisão. Caso faltem poucos dias, opte por antecipar a ida à revisão, para assim viajar mais tranquilo. Se faltar algum tempo para a próxima revisão, é aconselhável fazer um ‘check-up’ ao carro na oficina da marca ou em oficinas autorizadas só para se certificar de que  está tudo bem.

É importante verificar quantos quilómetros faltam para trocar peças de desgaste (filtros ou até a correia da distribuição). Se por acaso for para um destino de clima muito quente ou muito frio aproveite para confirmar se o radiador está em condições e se tem a mistura certa de água e anticongelante. Caso o radiador tenha algum problema, o melhor será substitui-lo. Uma semana antes de viajar convém conferir se é preciso mudar o óleo.

2. Verificar os pneus

Confirmar em que condições estão os pneus é extremamente importante para quem está a preparar o carro para viajar. Verifique se o desgaste dos pneus é uniforme. Se por acaso de um lado estiver a gastar mais deve mandar calibrar os pneus.

A pressão dos pneus também deve ser revista, pois se for insuficiente o veículo vai consumir mais combustível. Normalmente, a informação sobre a pressão a aplicar está no manual de instruções, na porta do condutor ou na tampa do depósito.

Atenção: os pneus devem ser enchidos quando estiverem frios. E não se esqueça de confirmar se o pneu suplente tem a pressão indicada e não está “careca”. Até porque se vai fazer muitos ou mesmo milhares de quilómetros, deve ter segurança no veículo que está a conduzir.

Por último, confirme se tem o manual do automóvel, as chaves, o macaco e o adaptador da porca de segurança. Se não tiver o manual peça um novo, pois pode surgir algum imprevisto e assim poderá resolvê-lo mais facilmente.

3. Documentos em dia

É importante ter a certeza de que as datas dos documentos do carro – Documento Único Automóvel (DUA) ou livrete e registo de propriedade e o seguro automóvel – estão em ordem. Caso a viagem inclua algum país que não esteja coberto pela apólice de seguro, pode pedir à seguradora uma extensão da cobertura para os dias em que vai estar a viajar.

4. Carro limpo

Como vai estar sentado dentro do carro várias horas por dia é conveniente que o veículo esteja limpo. Sugerimos que um dia antes de partir, aspire o carro, limpe o interior e, já agora, por que não o exterior.

5. Combustível

Se vai viajar para fora de Portugal, aproveite e abasteça com combustível suficiente para entrar em Espanha. Quando chegar a solo espanhol encha o depósito por completo pois os preços da gasolina ou gasóleo são mais baixos que em Portugal. Durante a viagem siga algumas das dicas de como poupar combustível.

E não se esqueça, durante a viagem pare de duas em duas horas para descansar, saia do carro e estique as pernas. Se viajar acompanhado, pode também alternar a condução para que não seja tão cansativo. Com o carro preparado para viajar só nos resta desejar-lhe boa viagem!

Veja também: