PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

6 passos para se preparar para uma cirurgia

A cirurgia é um processo que implica uma preparação por parte do doente. Saiba como se preparar para uma intervenção sem pôr em causa a sua saúde.

6 passos para se preparar para uma cirurgia
Todos os cuidados que deve ter

O processo de cirurgia já perdura há muito na nossa história, remontando aos nossos longínquos antepassados. Inicialmente este procedimento realizava-se a “sangue frio” causando grande desconforto ao paciente. Mais tarde, com o aparecimento da anestesia este método tornou-se mais eficaz e menos doloroso, sendo actualmente uma prática muito recorrente para corrigir problemas de saúde. Fique a saber como se deve preparar para umaa cirurgia. 



6 passos a seguir antes de uma cirurgia

Sendo a cirurgia um processo de natureza agressiva, todos os cuidados a ter são importantes para o objectivo final ser concluído na perfeição.



1. Fale com o médico

Em conjunto com o seu médico esclareça todas as suas dúvidas em relação à natureza da intervenção a que vai ser submetido. Todas as questões que o intriguem, coloque em cima da mesa para saber todos os cuidados que deve ter.



2. Analise historial clínico

Será submetido a um exame clínico que determinará se reúne todas as condições necessárias para realizar a cirurgia. É importante que faculte ao seu médico todas as informações relativamente ao seu historial clínico: se tem diabetes, hipertensão e até qual é a medicação (se tomar), que tem usado no seu dia-a-dia.



3. Cuidados na alimentação

Apostar numa alimentação saudável rica em alimentos cicatrizantes são sinónimo de uma recuperação rápida. Leite, iogurtes, laranjas e abacaxi são a solução ideal. 
 


4. Fumar? Não!

Se tem o hábito de fumar, é aconselhável parar de o fazer um mês antes da cirurgia.
 


5. Álcool? Não!

Não ingira bebidas alcoólicas nos períodos que antecedem a intervenção.
 


6. Respeite as regras

Em relação ao dia em que irá ser operado, deve cumprir todos os cuidados que lhe foram prescritos pelo seu médico, como por exemplo, ir em jejum.



O que fazer depois da cirurgia

O período de recuperação após a operação também é fundamental. Nesta fase é importante respeitar algumas regras que estão associadas ao seu bem-estar.

Nas primeiras 5 horas após a intervenção não deve ingerir líquidos ou alimentos. Nos primeiros dias de recuperação é imprescindível repousar para evitar acidentes desnecessários. Proteja sempre a área que foi intervencionada e fique atento e eventuais infecções.



A não esquecer

Mais do que uma operação para corrigir algo que está a incomodar o nosso organismo, a cirurgia suscita em nós sintomas como medo e ansiedade. Não se iniba e enfrente todos os seus medos com determinação. 

Quando a recuperação é feita em casa, informe-se de quando é possível voltar ao seu quotidiano, como o trabalho. A alimentação também requer especial atenção: doces, refrigerantes ou fritos são alimentos que dificultam a circulação sanguínea e a cicatrização da ferida. 

Veja também: