Preparar terreno para o crédito à habitação

Se pensa recorrer ao crédito à habitação, procure informar-se sobre as diversas condições que este produto financeiro implica e analise com atenção todas as cláusulas contratuais.

Preparar terreno para o crédito à habitação

Actualmente existem normas regulamentares e legislação que estabelecem regras sobre o modo de concessão de empréstimos para variados fins que se prendem com a habitação.

Para quem está a pensar em recorrer a crédito para adquirir, construir ou realizar obras em habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento, ou ainda para quem pretende comprar um terreno para construção de habitação própria.

Se está interessado em recorrer ao crédito à habitação para um destes fins, procure informar-se sobre todas as condições que este produto financeiro implica e analise com atenção todas as cláusulas contratuais. Lembre-se que o cliente bancário tem o direito de receber um conjunto de informações pré-contratuais, prestadas pela instituição que concede o crédito solicitado.

Ao mesmo tempo, antes de optar por uma instituição de crédito, consulte vários bancos para poder obter diferentes simulações, tendo em conta as opções de taxa de juro fixa ou taxa de juro variável, assim como as diferentes modalidades de reembolso.

Certifique-se que lhe é fornecido pelo banco a simulação de cenários de risco tendo em conta que a taxa de juro de referência possa aumentar 1 ou 2 pontos percentuais, com o objectivo de avaliar o impacto desses aumentos na sua prestação mensal. Para ter a certeza que optou pela instituição de crédito que lhe oferece mais vantagens calcule, igualmente, a taxa de esforço, isto é, o valor da prestação mensal em percentagem do seu rendimento mensal.