Prevenção da gripe: 3 soluções

Existem várias coisas que pode fazer para que o vírus da gripe não o infete. Pode tomar a vacina, tomar medidas de precaução e poderá tomar antivíricos preventivos.

Prevenção da gripe: 3 soluções
O que fazer para não ser infetado com o vírus da gripe?

A gripe é uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. E a doença mais frequente do adulto e a prevenção da gripe pode ser feita com a vacinação. 


Bons hábitos para a prevenção da gripe

  • Evitar o contacto próximo com outras pessoas na época de, maior prevalência de infeções respiratórias na comunidade, sobretudo aquelas que apresentam sinais de doença.
  • Quando fica doente deve permanecer em casa.
  • Utilizar lenços descartáveis, de utilização única, para assoar o nariz e para conter os espirros e a tosse.
  • Lavar frequentemente as mãos.
  • Evitar tocar no nariz, olhos e boca.



Vacina da gripe

A vacinação anual contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir os efeitos da gripe. Esta vacina é muito eficaz e segura.

A eficácia da vacina é variável de ano para ano e depende do grau de concordância entre as estirpes de vírus utilizadas na sua produção e as estirpes de vírus que estão em circulação naquele ano. Esta eficácia também depende das características das pessoas vacinadas, da sua idade, e do seu sistema imunitário.

Em adultos saudáveis com menos de 65 anos de idade está provado que a vacina pode prevenir a gripe em 70% a 90% dos casos. Em pessoas mais velhas e em crianças a vacina poderá não ser tão eficaz, não prevenindo em todos os casos a gripe. Contudo reduz em grande quantidade a gravidade dos sintomas associados à gripe. Por isso é que em Portugal se recomenda a vacinação de adultos com mais de 65 anos, uma vez que reduz a gravidade dos sintomas.

Em Portugal, as vacinas contra a gripe comercializadas são feitas recorrendo a vírus inativados e são administradas com uma injeção intramuscular numa dose única. A vacinação inicia-se em Outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano. Pode ser administrada durante todo o outono e inverno. Após a vacinação, o nível de proteção mantem-se durante um ano.

A vacinação contra a gripe é muito recomendada a:
  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; 
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade); 
  • Grávidas; 
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.



Medicamentos antivíricos

Podem ser utilizados como tratamento e prevenção da gripe. Os medicamentos antivíricos não substituem a vacina anual contra a gripe e, de um modo geral, apenas têm indicação em situações muito particulares, por indicação médica.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.