15 previsões que Bill Gates fez em 1999 e se realizaram

Conheça 15 previsões que Bill Gates fez em 1999 e que acabaram por se realizar. Surpreenda-se com quanto o mundo evoluiu em 18 anos.

15 previsões que Bill Gates fez em 1999 e se realizaram
E daqui a 20 anos?

Prever o futuro não é tarefa fácil, mas para um visionário e génio fundador da Microsoft, como é Bill Gates, nada é impossível. Conheça 15 previsões que Bill Gates fez em 1999 e que acabaram por se realizar anos mais tarde. Previsões que vão desde a procura de emprego aos sites que comparam preços, tudo relacionado com produtos tecnológicos e o crescimento da internet, claro!

15 previsões que Bill Gates fez em 1999

1. Redes sociais

“Sites privados para amigos e família serão comuns, permitindo que os utilizadores conversem e planeiem eventos através dos mesmos”. Sim, Bill Gates, tinhas toda a razão. As redes sociais que o digam.

2. Assistentes pessoais e a Internet das Coisas

Temas muito badalados nos anos mais recentes, os assistentes pessoais já começam a entrar nas casas de milhares de utilizadores, enquanto a internet também começa a chegar aos eletrodomésticos e objetos mais comuns.

internet das coisas

3. Dispositivos móveis

“As pessoas vão transportar dispositivos pequenos que lhes permitam manter o contacto constante e fazer negócios eletrónicos onde quer que estejam. Poderão verificar as notícias, ver os voos que reservaram, obter informações dos mercados financeiros e fazer qualquer outra coisa nesses dispositivos”.

4. Sites de comparação de preços

Bill Gates previu, em 1999, que no futuro seria possível comparar os preços de todo e qualquer produto utilizando sites específicos para tal. Já é possível, Bill!

5. Trabalho especializado e temporário

Em 1999, Bill Gates afirmou que no futuro seria possível contratar trabalho especializado para certas tarefas que não são usuais numa certa empresa. Por exemplo, uma empresa de advocacia poderia contratar um realizador para a criação de um anúncio em vídeo. Exatamente aquilo que vemos hoje em dia, em sites como o Upwork ou o Freelancer.

trabalho internet

6. Sites baseados em interesses

Em 1999, Bill Gates previu que a localização física deixaria de ter importância para quem andasse pelo vasto mundo da internet. O importante? Os interesses de cada indivíduo. O Reddit é um bom exemplo de um destes sites.

7. Conselhos de discussão online

Segundo Bill Gates, “residentes em cidades e países serão capazes de ter discussões sobre questões que os afetem, como política, planeamento da cidade ou segurança”. Uma previsão que se veio a confirmar anos mais tarde.

8. Recrutamento online

Bill Gates previu também que, no futuro, seria possível encontrar trabalho através da internet – longe de qualquer limitação física. O já conhecido LinkedIn é a verdadeira prova de que esta foi mais uma das previsões que se concretizou.

9. Pagamentos instantâneos, serviços financeiros e contacto médico constante

Em 1999, Bill Gates previu que seria possível pagar as contas instantaneamente através da internet. Tal como aceder a serviços financeiros ou ter contacto constante com profissionais da medicina.

pagamentos online

10. Software para gerir projetos

Atualmente, existe software sediado na “nuvem” que permite fazer a gestão de projetos e que está a revolucionar a forma como as empresas descobrem e contratam novos trabalhadores e até mesmo a forma como são delegadas as tarefas.

11. Links para sites durante a transmissão televisiva

Bill Gates previu que “a transmissão da televisão incluirá links para sites e conteúdos relevantes que complementam o que o utilizador está a assistir”. Algo que já se começa a ver em inúmeras transmissões televisivas.

12. Publicidade inteligente

Uma das previsões que Bill Gates fez em 1999 dizia respeito à publicidade inteligente ou, por outras palavras, a publicidade que é dada aos utilizadores tendo em conta os interesses do mesmo. Não é um tema novo, pois não?

13. Sites de discussão desportivos

Em 1999, Bill Gates previu que seria possível, a qualquer utilizador discutir um evento desportivo em direto. Imagine que o jogo está a decorrer e que pretende discutir o que acabou de acontecer com alguém do outro lado do mundo, é algo utópico? Não, longe disso.

14. Ofertas promocionais automáticas

O software que existe hoje em dia é capaz de lhe sugerir diversas atividades, descontos e ofertas nos locais para onde marcou uma viagem. Esta foi uma das previsões de Bill Gates em 1999.

15. Vigilância remota

Hoje em dia, os utilizadores podem receber feeds de vídeo da sua própria casa podendo saber, em direto, quando alguém os visita.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.